♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

ESCLARECIMENTO IMPORTANTE E CONVITE PARA A FESTA DE SÃO NUNO

Foto de Real Confraria do Santo Condestável S. Frei Nuno Stª Maria Álvares Pereira.

Hoje (01/11/2017) tem aparecido uma série de notícias incorrectas sobre o nosso Santo Condestável que merecem uma correcção..

Não é verdade que São Nuno tenha morrido no dia 1 de Novembro. 

Morreu na realidade, e isto está documentado à época, pela Ordem do Carmo, no dia a 1 de Abril de 1431

Mas foi de facto venerado durante muitos anos no dia de Todos os Santos mas isto por não ter sido Canonizado e não poder ter Culto e assim era celebrado pelo povo nesse dia com todos os outros Santos do Céu e sem assim haver críticas ou punição por parte da Cúria.

Por causa desta pratica surgiu o erro em pensar que ele morreu nesse dia, erro que se passou de geração em geração resultando que em 1918 quando foi beatificado pelo Papa Bento XV consignaram-lhe o primeiro dia disponível depois da solenidade de todos os Santos para dia de sua Festa, ou seja dia 6 de Novembro, o dia a seguir a solenidade das sagradas relíquias.

No Processo da Canonização aprovado em 2009 tivemos o cuidado de corrigir este erro histórico pelo que agora desde a canonização a 26 de Abril de 2009 a Igreja oficialmente reconhece o dia 24 de Junho de 1360 como a data de nascimento em Cernache do Bonjardim e 1 de Abril de 1431 como a data do falecimento no Carmo de Lisboa.

Foto de Real Confraria do Santo Condestável S. Frei Nuno Stª Maria Álvares Pereira.


Sem comentários:

Enviar um comentário