♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 15 de julho de 2016

EXPOSIÇÃO | 300 ANOS DA EMBAIXADA DE D. JOÃO V AO PAPA CLEMENTE XI




Exposição presente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Nacional dos Coches. Encontra-se aberta ao público do dia 9 de Julho de 2016 até 15 de Janeiro de 2017 (Consultar horário do Museu).

D. João V, cujo reinado foi um dos mais significativos para a diplomacia portuguesa, fez desta Embaixada o ponto alto de ostentação ao enviar a Roma D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, 3º Marquês de Fontes, ao Papa Clemente XI a 8 de Julho de 1716, para obter algumas prerrogativas para a Igreja Portuguesa. 

Assim, a 7 de Novembro do mesmo ano o Papa emite uma Bula em que atribui o estatuto de Patriarcal à cidade de Lisboa. 

O Museu Nacional dos Coches inclui no seu acervo, o conjunto dos três coches triunfais que integraram a referida Embaixada - O Coche do Embaixador, o Coche dos Oceanos e o Coche da Coroação de Lisboa. 

Mandados construir em Roma revelam uma grande qualidade artística nos grupos escultóricos representados cuja mensagem alegórica dá ênfase ao Título de Estado que D. João V possuía por direito, «Senhor da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia». 

Esta exposição apresenta-se como uma viagem ao passado recordando a importância das Embaixadas e Entradas Solenes nas cortes europeias, de que se destaca a memória inesquecível deste grandioso dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário