♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 16 de abril de 2016

NEWSLETTER DA JMP - JUVENTUDE MONÁRQUICA PORTUGUESA


#10: Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

§ 1 . 1 . Caros Associados, como saberão, estão em discussão os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que têm dado aso às mais diferentes iniciativas. Divulgamos duas, que para a nossa formação cidadã fará sentido ter em especial atenção. A primeira é do CNJ, nosso parceiro para a Juventude, que permite à JMP ter uma voz no debate público. A questão monárquica, como sempre temos defendido, é uma questão de identidade que nos implica por inteiro, e que portanto nos obriga a ter os olhos bem abertos para as oportunidades de defendermos este regime como uma verdadeira alternativa.


"No contexto dos desafios e acções da Agenda de Desenvolvimento e Direitos Humanos 2015-2030, centrada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vimos por este meio convidá-lo/a a participar na reunião “Diálogo Juventude e ODS", iniciativa conjunta do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), P&D Factor (ONGD) e Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, a ter lugar no próximo dia 19 de Abril entre as 9:30 e as 13 horas, no Camões, IP, na Rua Rodrigues Sampaio, nº 113, Lisboa, junto ao Marquês de Pombal.
 
Esta é uma iniciativa que pretende contribuir para o melhor conhecimento, participação e resultados com vista à boa consecução dos ODS no plano nacional e global, com reforço da coerência das políticas públicas, nomeadamente de Cooperação e Desenvolvimento.
 
Pretendemos reunir um grupo específico de 20/25 pessoas, pelo que a sua participação e da organização que integra é da maior importância.
 
Os ODS referem explicitamente o papel e direitos das pessoas jovens em várias das suas metas como essenciais ao pleno desenvolvimento.
 
Ninguém pode ficar para trás ou ser esquecido nesta agenda que, pelo largo consenso e compromisso global, exige acção concertada e imediata em prol das pessoas.
 
Esperamos poder contar com a participação de parlamentares, sociedade civil (OSC/ONG), agentes de decisão técnica e política e profissionais de entidades públicas, na identificação e recolha de propostas que permitam promover o desenvolvimento de abordagens de direitos humanos a nível local, regional e internacional.
 
Este “Diálogo Juventude e os ODS” reveste-se de importância acrescida uma vez que pretende contribuir para a solidificação da posição a defender sobre Jovens, direitos humanos e desenvolvimento, com enfoque nas dimensões de Saúde, Educação e Igualdade de Género, mas com impacto nas demais e, em resposta às discriminações e desigualdades, partir das avaliações elaboradas por organizações nacionais, regionais e supranacionais.
 
Os e as jovens são essenciais a todos os processos de decisão ao longo da sua vida, enquanto agentes de desenvolvimento e sujeitos de direitos humanos.
                                                
Como desafio, propomos que cada participante possa responder às questões orientadoras do debate:

1) 
 Que metas queremos priorizadas e cumpridas?
2) Uma vez que os ODS têm implicações nacionais / regionais / globais e que os Direitos Humanos são universais, indivisíveis e inalienáveis que indicadores e programas precisamos de desenvolver e efectivar numa lógica de Coerência das Politicas de Cooperação para o Desenvolvimento?
3) Que instrumentos / mecanismos existem ou devem existir para garantir uma efectiva monitorização, participação e responsabilização face aos temas de Saúde, Educação e Igualdade nos ODS?
4) Qual o contributo esperado para a acção transformadora global associada aos ODS?
 
Com os contributos desta iniciativa será elaborado um documento que reflicta todas as contribuições recolhidas.

Com os n/ melhores cumprimentos e disponíveis para os esclarecimentos que entender necessários,
Joana Magalhães
Direcção do CNJ

Agradecemos resposta para: geral@cnj.pt", com conhecimento para secretaria-geral@juventudemonarquicaportuguesa.pt

1 . 2 . Ainda, continuam a decorrer as reuniões de comissão do CNJ. A próxima é a da Cultura e Criatividade no dia 21 de Abril às 18:00 na sede do CNJ. Confirmações até 20/04 às 13 horas para geral@cnj.pt com conhecimento para secretaria-geral@juventudemonarquicaportuguesa.pt

§ 2 . A segunda iniciativa é do European Youth Parliament in Portugal, que organiza o "Braga 2016" para o qual foi estendido o prazo de candidaturas - 20 de Abril às 23:59 nacionais - e que pretende discutir em formato de simulação de funcionamento da Cimeira Ibérica os ODS. Para participarem, têm de ter entre 18 e 24 anos, serem estudantes e seguirem os passos abaixo. Mais info em
http://www.pejportugal.com/Boa sorte!

"
If you are interested in applying for this event, make sure to read the Call for Individual Delegates, watch the teaser video and fill in the Application Form."

§ 3 . Tendo tido tanto sucesso as visitas aos locais da nossa tradição monárquica, vimos desafiar-vos para uma manhã diferente no Teatro D. Maria, no próximo dia 30 de Abril, das 11:00 às 12:30, com o custo de 4,00€ a reverter integralmente para a Ajuda de Berço. Inscrições para ajudadebercogeral@gmail.com Apelamos ao vosso espírito solidário!

§ 4 . Aproveitamos para vos lembrar a Agenda da JMP e da Causa Real para este trimestre,

28 de Abril - Bar Real Copo Lisboa
11 de Maio - Jantar mensal da Real Associação de Viseu
14 de Maio - Caminhada pela Vida, como vem sendo tradição desde 2012
21 de Maio - Festa de Campo da JMP Ribatejo
8 de Junho - Jantar mensal da Real Associação de Viseu
10 de Junho - Participação nas celebrações do Dia de Portugal
13 e 24 de Junho - Festejo dos Santos Populares em Lisboa e no Porto, respectivamente, em formato a designar
30 de Junho - Bar Real Copo Lisboa

Teremos ainda o lançamento dos resultados do Mini-Questionário "O Regime e as Eleições Presidenciais", o lançamento do nosso site e a Assembleia-Geral Extraordinária para deliberação sobre o Regimento Interno da JMP, em datas a designar.
 
Para mais novidades vão espreitando a nossa página do facebook! ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário