♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

SÃO TEOTÓNIO, BISPO E PRIMEIRO PRIOR DE SANTA CRUZ DE COIMBRA

 
Quinta-feira, dia 18 de Fevereiro de 2016
 
 S. Teotónio, religioso, +1162


S. Teotónio, bispo

Segundo a tradição, S. Teotónio nasceu em Ganfei, concelho de Valença, no Minho, em 1082. Foi confiado aos cuidados de seu tio, Crescêncio, bispo de Coimbra. Em Viseu, foi ordenado presbítero onde foi prior da Sé. Neste cargo, usou de grande influência a favor do infante Afonso Henriques na luta pela independência contra sua mãe D. Teresa. Duas vezes foi a Jerusalém e aí aprendeu o desapego pelas coisas do mundo. Quiseram que ele fosse superior da comunidade dos cónegos regrantes de Santo Agostinho em Jerusalém mas ele recusou, regressando a Portugal

Foi convidado pelo arcebispo de Coimbra a fundar naquela cidade uma nova congregação de frades agostinhos, aquilo que se veio a tornar o mosteiro de Santa Cruz, do qual Teotónio foi eleito primeiro prior. Exerceu as suas funções, dando exemplo grandioso de virtudes, entre as quais sobressaía o sua humildade, austeridade e caridade para com os pobres. Por sua intercessão, o Senhor operava um grande número de prodígios. A sua proximidade com D. Afonso Henriques tornou-o conselheiro espiritual do rei e da rainha, exortando-os à prática da caridade para com os vencidos nas batalhas e nos ataques aos castelos. Entre os seus amigos pessoais contava-se S. Bernardo de Claraval.

Em 1152 renunciou ao priorado de Santa Cruz e, em 1153, ao bispado de Coimbra, para que tinha sido convidado pelo Papa. Morreu em 1162 e a sua partida para a casa do Pai foi acompanhada, segundo a tradição, de sinais no céu e de prodigiosos milagres. Foi canonizado um ano após a sua morte.


http://evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&id=11329&fd=0

1 comentário:

  1. Segundo nos conta Alexandre Herculano, a História regista ter havido "um bispo negro em Sta.Cruz" que terá sido nomeado por D. Afonso Henriques para que este pudesse reunir tropas suficientes para a conquista de Santarém aos moiros. Há um livro dele que conta esse episódio. A ser verdade, onde é que entra S. Teotónio ou esse tal bispo negro, uma vez que presumo terem vivido ambos na época em que aquele foi Bispo de Coimbra?

    ResponderEliminar