♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

(NOVO) COMUNICADO DA DIRECÇÃO NACIONAL DA JMP


 
Sobre as declarações de Paulo Morais relativamente aos “tiques monárquicos”, a JMP toma a seguinte posição:

1. É importante dizer ao Sr. Candidato que a república não tem “tiques monárquicos”, mas sim “tiques oportunistas” de quem só lá está 10 anos e precisa de aproveitar ao máximo para servir as suas clientelas, as mesmas que contribuem para a campanha e eleição;

2. A JMP recorda que a Casa Real Espanhola gasta cerca de 8 milhões de Euros por ano e a presidência da república portuguesa ronda os 15 milhões anuais. “Tiques monárquicos”?

3. O Sr. Candidato tem feito do combate à corrupção a sua grande bandeira e a JMP percebe que a queira combater também na presidência da república, mas os jovens monárquicos aconselham a que não ataque o único sistema que liberta a chefia de estado dos interesses financeiros e políticos: a monarquia. Paulo Morais quer o impossível em república.

4. A “pompa” a que o candidato se refere, existe nas monarquias para dignificar o Estado e a Nação. O Rei é um símbolo vivo e a sua dignidade é exigida pelo povo. Já em república isso não é possível pela simples razão de que o presidente não tem formação para representar o povo e porque não representa todos os portugueses, mas sim a minoria que o elegeu;

5. A JMP convida o candidato Paulo Morais a participar nas suas acções de formação política. Percebemos que pode ser um republicano arrependido.

A Direcção Nacional da JMP
Lisboa, 21 de Janeiro de 2016


“Fica a sensação de que as eleições só servem para “meter lá a malta”


 
A Juventude Monárquica Portuguesa (JMP) tem criticado ao longo destes quinze dias de campanha, a prestação dos candidatos presidenciais, dizendo até alguns “militantes” da Causa Real que a campanha presidencial tem contribuído cada vez mais para que os portugueses olhem para o regime monárquico. O Panorama falou com Diogo Tomás Pereira, para um balanço desta campanha.
 
Monarquia Juventude Monárquica Portuguesa
 
Pode parecer estranho pedir “aos monárquicos” para comentar a campanha “dos republicanos”, mas a Juventude Monárquica Portuguesa tem estado atenta à campanha eleitoral, que classificou já de “triste espectáculo”, lamentando que o pais tenha de “assistir a esta feira de vaidades (…) baseado no enaltecimento dos egos dos candidatos”.
 
Diogo Tomás Pereira, presidente da Juventude Monárquica Portuguesa diz ao Panorama que “a independência é impossível no sistema republicano”, onde “os candidatos, com a excepção de um, têm ligações fortes aos partidos políticos. Ninguém acredita que depois da eleição seja possível apagar décadas de serviço a um partido para passar a ser suprapartidária”, acrescentando assim que “só a monarquia garante a independência tão necessária para o bom funcionamento da democracia. O Rei não depende de forças políticas ou financeiras para Chefiar o Estado”, diz.
 
 
Juventude Monárquica Portuguesa
 
Assim, para o líder dos jovens monárquicos, “os portugueses começam a entender que a eleição do Chefe de Estado é mais uma oportunidade para os grupos de pressão e os partidos garantirem o controlo do aparelho”, dizendo mesmo que a “sucessão de actos eleitorais” deixa a “sensação de que as eleições só servem para “meter lá a malta”. A Juventude Monárquica Portuguesa acredita que o “desinteresse generalizado pode levar os portugueses a olharem para a única alternativa ao regime republicano”: a monarquia.
 
Ainda assim Diogo Tomás Pereira diz que a Causa Real, instituição de apoio ao regime monárquico deve “fazer um esforço muito grande para conseguir mobilizar o povo português”, não podendo ficar à espera que “a república caia na lama e depois “aqui d’El Rei”, acrescentando que “existem muitos portugueses que querem ver o regime referendado e, uma vez mais, cabe ao movimento monárquico fazer com que a problemática do regime seja mesmo uma questão”.
 

Marcelo Rebelo de Sousa e a presidência da Fundação Casa de Bragança

Marcelo Rebelo Sousa
 
Foi uma das questões “afloradas” no inicio da campanha presidencial. Marcelo Rebelo de Sousa é presidente vitalício da Fundação Casa de Bragança, uma instituição de utilidade pública que ficou com os bens pertencentes a D.Manuel II, incluindo o Paço Ducal de Vila Viçosa, tendo a seu cargo cinco castelos.
 
Diogo Tomás Pereira diz ao Panoramaacreditar que Marcelo Rebelo de Sousa pede a demissão do cargo da Fundação se for eleito Presidente da República”. Ainda assim, o responsável pela Juventude Monárquica Portuguesa diz que “não podemos dizer que a Fundação da Casa de Bragança é uma instituição monárquica. A Fundação tem o património que pertencia à Casa de Bragança, mas não tem qualquer função política”, sendo que se tivesse “Marcelo Rebelo de Sousa nunca teria aceitado ser presidente, pois não é monárquico e nunca foi”, salienta.
 
O presidente da JMP diz assim não achar “incompatível ser candidato e presidente da Fundação, mas já é totalmente incompatível ser presidente da Fundação e também da república”, considerando “imoral manter os dois cargos”, mas sabendo que “há fantasias para tudo (ser chefe da república e ao mesmo tempo presidente da fundação que tem o património dos Reis)”.
 

O ataque de Paulo Morais aos tiques monárquicos

Paulo Morais
 
Na Quarta-Feira em Aveiro, Paulo Morais disse querer “acabar com os “tiques monárquicos de uma Presidência da República a fingir que é uma casa real”, prometendo assim reduzir para um terço o orçamento da Presidência. As declarações caíram mal junto dos defensores do regime monárquico e a JMP em comunicado reagiu à intervenção do candidato presidencial.
 
Através de comunicado a Juventude Monárquica Portuguesa relembrou Paulo Morais que “a Casa Real Espanhola gasta cerca de 8 milhões de Euros por  ano  e  a  Presidência  da  República  portuguesa  ronda  os  15  milhões  anuais”, dizendo ainda que “Paulo Morais quer o impossível em república” que é o fim da corrupção e convidando ainda o candidato presidencial a “participar  nas  suas  acções  de formação política”, acrescentando que Paulo Morais “pode ser um republicano arrependido”.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário