♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O PRÍNCIPE DOM ANTÓNIO E A PRINCESA DONA CRISTINA EM PORTUGAL


No último sábado, dia 6 de Junho, o Príncipe Dom António e a Princesa Dona Cristina do Brasil fizeram uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Quintela de Sernancelhe, Portugal. Suas Altezas Reais estavam acompanhados por suas filhas, a Princesa Dona Maria Gabriela do Brasil e a Princesa Dona Amélia, Senhora Spearman, e por seu genro, o Senhor Alexander James Spearman.

No interior do Santuário, o Príncipe Dom António rezou por seu irmão mais velho, o Príncipe Dom Luís, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que celebrava, naquele dia, o seu 77º aniversário natalício. Suas Altezas Reais e o Senhor Spearman ainda participaram da procissão de Nossa Senhora da Lapa, da celebração eucarística, visitaram o Museu do Ex-Voto e tomaram parte do “almoço peregrino” no Colégio Jesuíta.

Na sexta-feira passada (05/06), o Príncipe Dom António e a Princesa Dona Cristina compareceram a um jantar em sua homenagem, oferecido pelo Clube de Viseu. Na ocasião, a Excelentíssima Senhora Doutora Ana Nunes, da Reitoria da Lapa, ministrou a palestra “Em busca das origens – Lapa, terra de lenda, de História e de Fé!” Hoje, às 16h no horário local, Suas Altezas Reais visitaram a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtf1/v/t1.0-9/11402940_10207112232591163_503194839930387302_n.jpg?oh=83c11e65d2af3012ea02ce9cba25ac27&oe=55F5209D
Visita dos Príncipes do Brasil - Dom António e Dona Cristina - à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 9 de Junho de 2015.

Dia 9, o Príncipe Dom António e a Princesa Dona Cristina do Brasil visitaram a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foram muito bem recebidos – ao contrário do que foi propagado por pessoas desinformadas – pelos estudantes, inclusive alguns brasileiros.

Uma das mais renomadas instituições de ensino do Mundo, a Universidade de Coimbra foi criada pelo decreto régio Scientiae thesaurus mirabilis, assinado pelo Rei Dom Diniz de Portugal (1261-1325), que vem a ser o 19º avô do Príncipe Dom António – que, de facto, é seu descendente em mais de uma linha –, e também ancestral da Princesa Dona Cristina.  

 
Foto: Suas Altezas Reais Príncipe Dom António e Princesa Dona Cristina do Brasil junto ao monarquista e estudante brasileiro da Universidade Coimbra Senhor Max Fernandes (a quem agradecemos pelo envio da imagem).

Ainda é esperado um encontro entre o Casal Imperial e o Príncipe Dom Duarte, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real de Portugal, e sua Augusta esposa, a Princesa Dona Isabel, Duquesa de Bragança. O Príncipe Dom António e o Duque de Bragança são primos em segundo grau, ambos bisnetos da Princesa Dona Isabel do Brasil (1846-1921), a Redentora; enquanto, no ano de 2012, a Duquesa de Bragança investiu a Princesa Dona Cristina como Dama da Real Ordem de Santa Isabel, da Casa Real Portuguesa. Em Agosto do ano passado, a Duquesa de Bragança e seus três filhos – o Príncipe Dom Afonso, Príncipe da Beira; o Infante Dom Dinis, Duque do Porto; e a Infanta Dona Maria Francisca de Portugal – estiveram presentes no casamento da Princesa Dona Amélia com o Senhor Spearman, celebrado no Rio de Janeiro.

A Princesa Dona Cristina está para visitar, possivelmente nesta sexta-feira, o Hospital de São João, na Cidade do Porto, patrocinado pela Duquesa de Bragança, onde será recebida pelo Senhor Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência.

O Príncipe Dom António, terceiro na Linha de Sucessão ao Trono Imperial Brasileiro, e sua Augusta esposa, nascida Princesa Cristina de Ligne, estão em Portugal desde o dia 1º de Junho, a passeio e cumprindo uma pequena agenda de compromissos. Espera-se que o Príncipe Dom António e a Princesa Dona Cristina retornem ao Brasil em fins de Agosto, após participarem, na Bélgica, das celebrações do 86º aniversário da Princesa Viúva de Ligne (nascida Princesa Alix de Luxemburgo), mãe da Princesa Dona Cristina.

A Princesa Dona Maria Gabriela, que é quinta na Linha de Sucessão ao Trono do Brasil, actualmente reside e trabalha no Reino da Bélgica, sendo formada em Comunicação Social, com especialização na área de Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A Princesa Dona Amélia, que renunciou aos seus direitos dinásticos e sucessórios, bem como os de seus descendentes, antes de se casar, reside no Reino da Espanha, junto ao seu marido. O filho do Casal Imperial, o jovem Príncipe Dom Rafael, quarto na Linha de Sucessão ao Trono Brasileiro, reside e trabalha em São Paulo e vem se preparando para, eventualmente, assumir a Chefia da Casa Imperial do Brasil e a liderança do Movimento Monarquista. O Príncipe Dom António e a Princesa Dona Cristina ainda são os pais do saudoso Príncipe Dom Pedro Luís(1983-2009), falecido na trágica queda do Voo 447 Rio-Paris da Air France.

Primeira foto: Suas Altezas Reais Príncipe Dom António, Princesa Dona Cristina e Princesa Dona Maria Gabriel do Brasil e Sua Alteza Real Princesa Dona Amélia e Senhor Alexander James Spearman. Foi tirada pelo Senhor José Filipe Sepúlveda da Fonseca e gentilmente cedida à Pró Monarquia – Secretariado da Casa Imperial do Brasil – que a repassou à Causa Imperial. Mais fotos:



Causa Imperial

 

 

 

 

 

SS.AA.II. os Príncipes do Brasil, Dom António João e Dona Cristina de Ligne recebidos no Solar do Dão, sede da Comissão Vitivinícola da Região do Dão.
5 de Junho de 2015
 

1 comentário:

  1. O título de "Dom" (D.), segundo as normativas, aplica-se exclusivamente ao Monarca e a certos membros do Clero; não se estende aos outros membros da família do monarca, nem a outros. Esta norma está instituída no Brasil desde D. Pedro I, por contraposição ao costume e normativas anteriores.

    Se diz, por exemplo "Princesa Isabel" e não "Princesa D. Isabel".

    Queiram corrigir, por favor.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar