♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 11 de junho de 2014

NEW YORK TIMES: MONARQUIAS, MAIS ÚTIL DO QUE VOCÊ PENSA

«Serge SCHMEMANNJUNE 3 de 2014
A decisão do Rei João Carlos de Espanha, com 76 anos, de abdicar em favor de seu filho de 46 anos de idade, o príncipe Filipe, inevitavelmente faz reviver a questão de haver tantos monarcas ainda reinar em toda a Europa.
Parece incrível que 12 monarquias ainda sobrevivam lá, embora isso inclua curiosidades, como Andorra, cujo co-governante é o presidente da França (o outro é o bispo de Urgell); Vaticano, governado pelo papa, e os principados-postal do Mónaco e Liechtenstein.
Os outros – Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Espanha e Suécia – estão entre as democracias mais liberais da Europa, mas todos eles mantêm governantes hereditários caros e geralmente tratá-los, bem, como  realeza.
É verdade, a maioria das rainhas, reis, príncipes e princesas trabalham para viver. Aos 88 anos, uma idade em que a maioria das pessoas comuns estão muito aposentadas do trabalho e muitas vezes da vida, a Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha ainda mantém uma programação árdua de cerimónias de Estado. E é difícil imaginar o que revistas femininas da Europa fariam sem o recurso de fotos intermináveis sobre a realeza vestindo plumagem completa ,por algum grande evento , pelo nascimento de um herdeiro real ou por deixar os seus castelos para andar de bicicleta ou esquiar com seus súbditos – ou ser envolvidos em algum escândalo suculento .
Num nível mais sério, os chefes de estado Reais representam a história de uma nação e a sua continuidade. Os Chefes de Estado republicanos, sejam politicamente poderosos como os dos Estados Unidos ou a França, ou cerimoniais, como o da Alemanha , todos envolvem-se em algum grau na tradição e pompa. Mas eles não podem subir acima da política da mesma forma que os monarcas podem. E mesmo quando as monarquias geram escândalos de proporções reais – basta lembrar a princesa Diana – os políticos tendem a classificar-se bem abaixo dos membros da realeza, em pesquisas de popularidade.
As monarquias europeias têm um pequeno, mas ruidoso coro pedindo a abolição das instituições, e a maioria dos países têm vindo a abrir seus governantes a um maior escrutínio público. Por sua vez, os governantes, especialmente os escandinavos, baixaram os seus estilos de vida quase aos níveis da rua. Mas mesmo assim mantêm os mínimo para gerar valor simbólico.
Rei João Carlos destaca-se entre esses anacronismos vivos. Ele fôra preparado para governar por um ditador, o general Francisco Franco, que lutou uma guerra civil brutal para impedir que Espanha se tornasse uma república para a governar com mão de ferro por quase 40 anos. No entanto, após João Carlos assumir o trono, restaurado em 1975, o jovem herdeiro Borbón desempenhou um papel fundamental na orientação Espanha para a democracia. O ponto alto do seu reinado veio em 1981, quando os militares tentaram um golpe de Estado e João Carlos, de uniforme militar, foi à televisão para conseguir apoio para o governo democrático.
Nos últimos anos, no entanto, sua posição caiu vertiginosamente, em parte porque os críticos acreditavam que ele vivia de forma um pouco grandiosa para o momento de atribulação económica, em parte por causa de denúncias de corrupção contra o seu genro. Tendo deixado de ser um símbolo unificador, ele está certo em se afastar.
Se a monarquia pode recuperar sua posição depende, em grande medida, do príncipe herdeiro, que irá reinar como Rei Filipe VI. Um metro e noventa e sete de altura, bonito,  ex-velejador olímpico e um graduado da escola Universidade de Georgetown, em serviço no estrangeiro, ele tem credenciais sólidas para cumprir os deveres cerimoniais de Chefe de Estado de Espanha, e ele manteve-se relativamente imaculado pelos escândalos em torno de seu pai.
Problemas recentes de lado, João Carlos teve uma grande contribuição para o seu país, e só podemos esperar que Filipe faça jus a essa parte do seu legado. Embora uma nação, como os Estados Unidos, nascida em rebelião contra a monarquia não pode compartilhar plenamente a emoção dos monárquicos devotos, mas pode certamente apreciar o poder dos símbolos unificadores. E os americanos adoram celebridades de contos de fadas, tanto quanto qualquer um.»

Sem comentários:

Enviar um comentário