♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

HOJE COMEÇA A FEIRA MEDIEVAL DE ALVALADE DO SADO



Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013 - Data da atribuição do Foral a Alvalade


18h00 Abertura da Feira
Chegada do Foral à Praça do Burgo pelas mãos de um representante do Rei e seus Cavaleiros…

19h00 O Arauto lê a postura que decreta 3 dias de festa e de feira com isenção de portagens; o rabi lê a Carta de Privilégios que El-Rei concedeu aos moradores da comunidade judaica reconhecendo-lhes o direito de manterem os seus costumes e tradições.

19h00 Comeres e Beberes nas Tabernas

19h30 Jogos renascentistas entre os gaiatos com apuramento dos mais afoitos e destros.

20h00 A comunidade judaica: Durante os festejos, há orações e observam-se os rituais alimentares koshers. O rabi menor julga um diferendo entre dois judeus que lhe trazem um contencioso de terras e duas testemunhas. Todos juram sobre os cinco livros de Moisés a que chamam Tora. Aplicada a justiça, segundo a lei mosaica, pelo rabi, os judeus cantam e dançam, segundo as tradições sefarditas da península hispânica.

21h00 Assalto ao burgo por uma mesnada de malfeitores e seu rechaçamento pela milícia da Vila

22h00 Arraial, danças à desgarrada e espectáculo de malabares de fogo: o sarau do sultão

02h00 Encerramento da Feira



Sábado, 21 de Setembro de 2013


12h00 Abertura da Feira
Mercadores e artesãos iniciam as suas actividades

15h00 Cortejo Régio pelas ruas do burgo e Bênção da Feira, pela entidade religiosa; Convocatória dos homens bons do concelho; Animação no terreiro – danças renascentistas.

16h00 Anúncio do Esposamento Sefardita e assinatura do Contrato entre os familiares da Rebeca da casa de Isaque Cohen e Leví da casa de Jacob Zaboca em Alvalade.

17h00 Torneio de Armas a Cavalo: Zaragata entre Fidalgos por danos de amor e como da rixa se invoca um Juízo de Deus traçando-se armas no ajuste da honra ferida.

18h00 Visita do Almotacem e do Meirinho à Feira e aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, almocreves e carroças de bufarinheiros.

19h00 Comeres e Beberes nas Tabernas

20h00 Um grupo de judeus sefarditas recém-chegados de Espanha, apresentam-se a El-Rei e rogam-lhe protecção. Dois mouriscos suplicam ao Rei pelas suas vidas.

22h00 Cerimónia do casamento no seio da comunidade judaica. Parentes e amigos dão as bênçãos aos noivos. Irrompem no terreiro saltimbancos e histriões.
Ao som das gaitas de foles e dos pandeiros baila o povo folgazão.

23h00 Espectáculo de malabares de fogo: A lenda do milagre das rosas

24h00 Autos de encerramento da feira e lavagem dos Cestos e Almotolias.

02h00 Encerramento da Feira



Domingo, 22 de Setembro de 2013


12h00 Abertura do arraial e arruada pelas ruas do burgo e visita do Meirinho e Mesteirais; Comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto.

15h00 Cortejo Régio pelas ruas do burgo; Os judeus de Alvalade assinam o contrato de casamento entre Rebeca da casa de Isaque Cohen e Leví da casa de Jacob Zaboca em Alvalade. O Gabay Sedahah, tesoureiro encarregado das obras de assistência e educação, o Hazan, leitor da sinagoga, encarregado da liturgia durante a oração da Minh'ah, o Shamash que cuida da iluminação da sinagoga e cobra donativos serão as testemunhas do matrimónio realizado pelo H'erem.

17h00 Torneio de Armas a Cavalo na Liça para adubamento de cavaleiros

18h00 Danças e folias com saltimbancos e menestréis.

19h00 Jogos tradicionais e comeres e beberes nas locandas do mercado

20h00 Em 5 de Dezembro de 1496, Dom Manuel assinou o decreto de expulsão dos hereges, concedendo-lhes prazo até 31 de Outubro de 1497 para que deixassem o país.

21h00 Toque a rebate no terreiro; O arauto da corte lê o edital que obriga os judeus a converter-se ao cristianismo ou a abandonar o reino; e do que então se fez e como se baptizaram os cristãos-novos e se obrou assentamento dos bens daqueles que partiram.

22h00 Encerramento da Feira.


Sem comentários:

Enviar um comentário