♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 28 de junho de 2013

FALECEU O SENHOR DOM JOÃO ALVES, BISPO EMÉRITO DE COIMBRA

É com pesar que a Diocese de Coimbra comunica o falecimento do Senhor D. João Alves, Bispo emérito de Coimbra. O Senhor D. João faleceu esta manhã, pelas 8:00, nos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. o Seu funeral será amanhã, Solenidade de São Pedro e São Paulo, na Sé Catedral de Coimbra, pelas 11:00. O Féretro será sepultado no Jazigo dos Bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada, em Coimbra.
 
Bispo D. João Alves - (Coimbra)

Data do bispado: 1976-2001
D. João Alves (1976.09.06 - 2001). Era Bispo Auxiliar de Coimbra, desde 30 de Novembro de 1975. Foi nomeado Bispo residencial em 6 de Setembro de 1976 e tomou posse a 10 do mês seguinte. A acção constante e permanente do Venerando Prelado tem sido a reciclagem do Povo de Deus (Clero e Fiéis) por meio de Cursos, Semanas e Dias de estudo. Dividiu a Diocese, por Decreto de 5 de Outubro de 1977, em quatro zonas pastorais, colocando à frente de cada uma um Vigário Episcopal. A situação material do Clero mereceu a melhor intervenção do Prelado, especialmente pelo Decreto de 17 de Maio de 1977 em que criou o Fundo de Auxílio ao Clero Inválido e Aposentado que tem vindo a suprir, generosamente, o que falta à aposentação da Caixa de Previdência para que os sacerdotes inválidos ou aposentados possam viver honestamente. Deu novos estatutos aos Arciprestes, em 12 de Maio de 1981. Criou na Cúria Diocesana novos serviços e estruturas de apoio que tornam mais pronta e eficaz a acção dos vários organismos especialmente a Catequese e "Movimentos". Aprovou (25.5.1981) o Estatuto-Base do Conselho Pastoral Paroquial que será seguido nos conselhos paroquiais da Diocese, deu novos Estatutos ao Conselho Presbiteral (9.2.1982) e criou, em l de Março de 1984, o Fundo de Ajuda Fraterna. Publicou no Pentecostes de 1981, o decreto de aprovação do Plano Base da Pastoral Universitária. Foi membro da Sagrada Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares (7.2.1984) e Vice-presidente da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal. Foi Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa nos triénios de 1993-1995 e 1996-1999. Resignou a 24.03.2001, sendo, actualmente Bispo Emérito.
 
 
 
D. João Alves, bispo emérito de Coimbra e antigo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, faleceu esta sexta-feira aos 87 anos de idade, no hospital universitário da cidade.

“É com pesar que a Diocese de Coimbra comunica o falecimento do Senhor D. João Alves, bispo emérito de Coimbra. O Senhor D. João faleceu esta manhã, pelas 8h00, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, refere a nota oficial publicada pela Diocese de Coimbra.

O funeral vai decorrer este sábado, solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, na Catedral de Coimbra, pelas 11h00, e será sepultado no jazigo dos bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada.

Nasceu a 13 de Dezembro de 1925, na freguesia de São Salvador, Torres Novas (Diocese de Santarém) e foi ordenado padre a 29 de Junho de 1951.

D. João Alves foi também presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária instituída pela Concordata de 2004, até 2011.

Na Diocese de Coimbra, onde exerceu o seu ministério episcopal até 24 de Março de 2001, D. João Alves apostou em acções de formação, tanto para o clero como para os cristãos, através de cursos, semanas e dias de estudo.

Numa entrevista concedida à Agência Ecclesia, sublinhou que ficaria “feliz se, um dia, a Igreja Católica pudesse ter o seu diário de âmbito nacional”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário