♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 21 de maio de 2013

A QUESTÃO OLIVENTINA

Mais uma vez se reuniram, desta vez em Madrid, os governos de Portugal e Espanha. Em dia de Nossa Senhora de Fátima. Talvez para abençoar a boa relação entre os dois Estados ibéricos (que são três, pois Andorra é um Estado. Minúsculo, mas é. Por isso, esta Cimeira não devia ser chamada "ibérica", mas sim "luso-espanhola", ou vide versa). Boa relação que se saúda, obviamente. Já correu muito sangue na História entre ambos.
 
Mas... aproveitando esta boa relação (entre irmãos, diz-se!), não seria de se abordar, nem que fosse ligeiramente, a Questão de Olivença? Não se pedem declarações inflamadas ou ofensivas, mas... qualquer coisa visando pôr fim a esta hipocrisia bilateral... não seria possível?
 
Entretanto, sem que muita gente saiba, Portugal explora as águas do Alqueva à vontade... precisamente com base num acordo (1968) em que é evidente a presença subjacente da questão oliventina. Mas... não se diga isto em voz alta!!!
 
Francamente, caros diplomatas. Nem uma declaração sobre a salvaguarda da Cultura portuguesa em Olivença? Fica tão bem este tipo de declarações em Cimeiras...
 
Convenhamos que houve um lapso. Mais um. Aliás, a juntar a... não sei quantos... em mais de 200 anos!!
 
Haja paciência!!!
 
Almada, 13 de Maio de 2013
Augusto António Amado
 

Sem comentários:

Enviar um comentário