♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONFERÊNCIA: "MONARQUIA, PASSADO E PRESENTE" NA FIGUEIRA DA FOZ

A Biblioteca Escolar Dr. João de Barros da Figueira da Foz, a partir das 10:30 h de 15 de Março, hasteia as bandeiras da História de Portugal para os alunos e convidados.

A Drª Helena Santos, professora de História, e elemento da equipa da Biblioteca Escolar, tendo por base o projecto global de "O Museu vai à Escola" - em parceria com o Museu Municipal Dr. Santos Rocha e integrado nos serviços educativos daquele Museu -, idealizou o alargamento dos conteúdos do 9º ano na disciplina de História à realização de uma conferência de um orador da Causa Real, João Távora.

A responsável bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Isabel Lucas, acarinhou e deu voz ao projecto, que foi designado de "Monarquia, Passado e Presente."

A actividade foi ainda articulada com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Perto de meia centena de alunos deste Agrupamento terá, pela primeira vez, contacto com alguns personagens que falam na primeira pessoa da nossa história: um orador especializado nestes diálogos com os mais jovens, os representantes da Causa Real de Lisboa e Coimbra, apoiados pelo Núcleo da Figueira da Foz da Real Associação de Coimbra.

Decorrerá, simultaneamente, uma mostra de histórias da História e alguns jornais do séc XIX da biblioteca de Marta Carvalho, da Reta Monarquia da Figueira da Foz.

Serão enviadas algumas lembranças deste evento para os alunos e demais presentes na iniciativa, precedida por uma visita às instalações a partir das 9:30H

O objectivo da iniciativa é a abordagem do passado histórico com enquadramento da monarquia nos dias de hoje em contexto democrático.


Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Escola EB 2,3ºCiclos Dr. João de Barros

Avenida Doutor Manuel Gaspar de Lemos 29, 3080 Figueira da Foz
telf. 233 401 620

Real Associação de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário