♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 19 de janeiro de 2013

"D. DUARTE DE BRAGANÇA EXPULSO DE ANGOLA", REPUBLICAÇÃO DA NOTÍCIA CORTADA PELA CENSURA


Foto: O então Príncipe D. Duarte Pio de Bragança, em Angola

O Expresso vai distribuir, a partir do próximo sábado (19 de Janeiro), em três volumes, a obra de José Pedro Castanheira “O Que a Censura Cortou”. Trata-se de um livro produzido pelo jornalista do Expresso, que teve acesso a arquivos inéditos do semanário. Esta obra foi publicada pela primeira vez em Abril de 2009.

Nos três volumes, a serem distribuídos gratuitamente com o Expresso a partir do próximo sábado, o leitor pode revisitar ou ler pela primeira vez notícias, reportagens, cartoons, colunas de opinião ou entrevistas que não chegaram a ser publicadas como (…) “D. Duarte de Bragança expulso de Angola”(…) num total de 59 prosas.


“Príncipe português expulso de Angola”. A notícia começou por levar o carimbo de ‘Demorado’ mas viria a ser proibida pela censura do Estado Novo por temer-se consequências. “D. Duarte de Bragança, príncipe da Beira, herdeiro do pretendente ao trono português, foi expulso de Angola, onde se tinha deslocado a fim de apoiar alguns candidatos oposicionistas às próximas eleições. A expulsão do príncipe, daquela província, onde durante dois anos (1969/70) prestara serviço militar, é considerado pelos monárquicos portugueses como um grave desrespeito para com a causa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário