♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RAINHA DE INGLATERRA PELA PRIMEIRA VEZ NUMA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS

 Isabel II assiste como "observadora" a reunião em Downing Street. A última monarca que esteve num encontro do Governo foi a rainha Vitória, há mais de um século.

Pela primeira vez em mais de 60 anos de reinado, a rainha Isabel II vai assistir nesta terça-feira de manhã a um conselho de ministros. Da última vez que um monarca do Reino Unido participou numa reunião do Governo, o trono era ocupado pela rainha Vitória, que morreu em 1901.

O anúncio da presença de Isabel II na reunião do Governo, durante “pelo menos 30 minutos”, foi feito na segunda-feira pelo Palácio de Buckingham e por um porta-voz do primeiro-ministro. A participação da rainha na reunião marcada para as 9h15 em Downing Street estava “prevista há muito”, como parte das cerimónias do seu jubileu de diamante.

Isabel II, 86 anos, que celebrou 60 anos de reinado, estará presente “como observadora”. Deverá sentar-se à direita do primeiro-ministro, David Cameron, e à esquerda do ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague, explicou o porta-voz, citado pela AFP. Os ministros vão oferecer à rainha uma prenda que compraram em conjunto para assinalar o seu jubileu.

Historicamente, os monarcas britânicos presidiam às reuniões do Governo, mas esse prática caiu em desuso depois do reinado de Vitória. Ainda que seja a chefe de Estado, o envolvimento da rainha na gestão política é meramente formal e o seu papel essencialmente cerimonial.

A sua presença será curta e a reunião provavelmente formal, mas Rodney Barker, professor da London School of Economics, citado pelo site da BBC, disse que a rainha poderá “tomar conhecimento de coisas que não é suposto saber e ouvir coisas que não é suposto ouvir”.
A ida da rainha a Downing Street é também um acontecimento raro em si, ainda que Isabel II ali tenha estado em Julho passado, em resposta a um convite de Cameron para um almoço com primeiros-ministros do seu reinado. Estiveram presentes três dos quatro antigos chefes do Governo: Gordon Brown, Tony Blair e John Major. Faltou Margaret Thatcher.

Sem comentários:

Enviar um comentário