♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UMA QUESTÃO DE ALMA

Três são as principais matrizes da identidade europeia: a filosofia grega, o direito romano e a espiritualidade cristã. Mas, se as duas primeiras são relevantes em termos culturais e políticos, respectivamente, a terceira é, por assim dizer, a alma da Europa.
 
É um lugar-comum afirmar a crise institucional do país e do continente europeu. Portugal, e também a Europa, parecem-se a uma família desavinda onde, à míngua de pão, todos ralham e ninguém tem razão.
 
Os portugueses, em geral, não querem o desprestígio das suas instituições, nem dos seus governantes, por eles democraticamente eleitos, muito embora certas forças sectárias, com a cobertura de alguns órgãos de contra-informação, trabalhem em sentido contrário. Mas são apenas a excepção que confirma a regra e a que não se deve dar, por isso, demasiada atenção.
 
A refundação nacional, seja ela o que for, não pode ser feita contra a Europa, que é, quer se queira ou não, a pátria da nossa pátria. E é também de onde, nesta hora difícil, nos vem a ajuda necessária para um ressurgimento nacional.
 
O povo é sereno e brandos são os seus costumes, graças a Deus. Mas não basta. É urgente que renasça, das cinzas dos egoísmos individuais e nacionais, uma nova cultura humanista e uma política verdadeiramente solidária, ou seja, um renovado espírito cristão. Porque «esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé» (1Jo 5,4).

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Fonte: Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário