♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 24 de novembro de 2012

DN: D. MANUEL II FOI "MAL COMPREENDIDO" ATÉ PELOS MONÁRQUICOS

D. Manuel II foi "mal compreendido" até pelos monárquicos
por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador 17 Novembro 2012



O Rei D. Manuel II foi "mal compreendido pelos próprios monárquicos" e nunca viu a Inglaterra, onde se exilou, como "uma segunda casa", afirma Ricardo de Medrano, autor de um ensaio sobre o monarca no exílio.

A obra intitula-se "D. Manuel II - A vida desconhecida no exílio", e, segundo o autor, pretende-se "aprofundar essa parte menos conhecida da vida do Rei, o seu exílio, e particularmente a sua personalidade e a suas ocupações quotidianas".

D. Manuel II reinou entre 1908 e 1910, quando a proclamação da República o obrigou ao exílio em Inglaterra, onde morreu há 80 anos, na localidade de Twickenham, onde fixou residência.

Apesar da grande actividade na comunidade local, no empenhamento em prol dos aliados na I Grande Guerra Mundial, nomeadamente prestando apoio aos militares portugueses, das "deferências dos monarcas britânicos", o exílio de D. Manuel II "foi marcado por fortes saudades da pátria perdida", atesta Ricardo Mateos Sáinz de Medrano.

O autor afirma que o soberano teve "reiteradas frustrações" entre 1912, quando em Portugal aconteceu a primeira revolta monárquica, e 1924, quando abandonou "toda a actividade política".

Segundo Medrano, que se tem dedicado à história genealógica das famílias reais, "a personalidade [de D. Manuel II] salta para a História um pouco à sombra do carácter mais forte e mais determinado de sua mãe", a Rainha D.ª Amélia, "cuja influência sobre ele foi sem dúvida capital contribuindo para o manter num relativo segundo plano".

O investigador considera que esta forte influência de D.ª Amélia contribuiu para o Rei ter escolhido a princesa alemã Augusta Vitória de Hohenzollern, como sua mulher. Uma companheira, escreve Ricardo de Medrano, que "parece circular junto dele mais como uma sombra do que como a grande personalidade que se espera de uma rainha".

Numa das muitas fotos desta edição está o casal real. O autor chama a atenção para o "olhar caloroso de Manuel" em contraste com o "olhar sempre vago de Mimi", como era apelidada na intimidade Augusta Vitória.

Depois da morte do marido, Augusta Vitória "soube construir uma nova vida à sua medida, à margem da existência anterior (?), mas ganhando a alienação da terra e das gentes daquele Portugal tão caro a Manuel", atesta o investigador.

O monarca, segundo o autor, deu um forte contributo para os novos tratamentos ortopédicos e esforçou-se em "recuperar e reivindicar a grande literatura clássica portuguesa", mas "os pesadelos económicos, amargariam a sua vida até à morte".

Ricardo de Medrano descreve a vida de D. Manuel II como "cheia de amarguras" e "própria de uma personagem afável, mas mais medíocre do que excepcional, que sempre sofreu com a perda do trono dos seus antepassados".

"D. Manuel II - A vida desconhecida no exílio", com a chancela da Esfera dos Livros, reproduz um variado leque de fotografias, algumas raras, como uma do casal real a nadar, de D. Manuel II participando numa feira em Twickenham, ou da rainha vestida de minhota.

A obra divide-se em 16 capítulos desde a saída de Lisboa da família real, "com os canhões apontados para o palácio", a passagem por Gibraltar e o exílio em Inglaterra, abordando ainda questões dinásticas como o Pacto de Doves, o facto de o Rei não ter tido filhos e ainda a viuvez de Augusta Vitória que se voltou a casar e a ostentar o título de condessa Douglas.

Sem comentários:

Enviar um comentário