♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FALECEU O DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA, UM DOS MAIS ILUSTRES PORTUGUESES

Dr.Manuel Luciano da Silva
Fonte: Geneall
FALECEU Dr. MANUEL LUCIANO DA SILVA23-10-2012, 18:14
Autor: kolon [responder para o fórum]

Caros confrades coloco aqui para que não passe esquecido um português que embora vivendo longe da terra madre nunca se deixou esquecer de onde veio e sempre lutou para engrandecer o nome de Portugal e a glória dos Portugueses no mundo.


«O PAÍS ACABA DE PERDER UM DOS MAIS ILUSTRES PORTUGUESES DA SUA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

FALECEU O DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA…

Vítima inesperadamente de um colapso cardíaco, deixou-nos ontem, para surpresa e consternação de todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer.

O Dr. Manuel Luciano da Silva foi um ilustre Português com 86 anos, médico de grande prestígio formado com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957, que dedicou a sua vida à investigação, à Medicina, à História, mas, sobretudo, à divulgação da IMPORTÂNCIA DOS PORTUGUESES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Como investigador e historiador deixa vasta obra publicada e foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.

Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968 e com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2011.

Residente nos Estados Unidos, onde liderou inúmeras instituições ligadas a Portugal, foi o único emigrante português que em vida teve um Museu com o seu nome e uma Associação Cultural com Estatuto de Utilidade Pública em território nacional.

Nascido em Cavião, Vale de Cambra, nunca abandonou a nacionalidade de origem e foi motor de construção do "Museu da Pedra de Dighton", em Massachusetts, dedicado às explorações e descobertas lusitanas nos séculos XV e XVI e que comprovam terem sido os portugueses os primeiros europeus a colonizar o continente americano.

Manteve durante mais de 30 anos programas semanais regulares em canais de Rádio e Televisão de língua portuguesa nos Estados Unidos.

Dava até agora quinzenalmente Consultas Médicas por videoconferência para as populações do seu Concelho de origem em Portugal e contribuiu com aconselhamento médico em directo para o serviço público de televisão (RTP) e para o canal privado SIC.

Alguns dos seus livros, nomeadamente sobre a Pedra de Dighton e sobre Cristóvão Colon, bem como o conhecido trabalho na área da medicina "A Electricidade do Amor", todos publicados tanto em português como inglês, esgotaram várias edições.

O cineasta português Manoel de Oliveira realizou um filme sobre a sua vida e obra, premiado na Bienal de Veneza em 2008.

As cerimónias fúnebres terão lugar na quinta-feira 25 de Outubro, pelas 11:00 (16:00 em Portugal), na Igreja de Saint Elizabeth, na cidade de Bristol, Estados Unidos, onde vivia.

Entre nós, será celebrada uma Missa em sua honra às 19:00 de sexta-feira dia 26 de Outubro, na Igreja de S. Pedro de Castelões, concelho de Vale de Cambra, a que pertence a aldeia de Cavião, onde nasceu há 86 anos.

Que a sua alma repouse eternamente em paz!»

Sem comentários:

Enviar um comentário