♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BARCELOS HOMENAGEIA SÃO NUNO DE SANTA MARIA


Monárquicos, republicanos, religiosos, militares e civis todos unidos no evento
Barcelos ergue imagem a S. Nuno de Santa Maria numa homenagem que pretende ser nacional.
 
No próximo dia 3 de Novembro, às 15h00, é inaugurada em Barcelos a estátua de S. Nuno de Santa Maria, uma iniciativa da comunidade impulsionada pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos que se realizará no espaço exterior dos Paços do Concelho. A presidir ao ato estará o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e um vasto corpo de convidados.
«Queremos que este seja verdadeiramente um acontecimento nacional», afirmou ontem António Pedras, provedor da Misericórdia barcelense, na conferência de imprensa de apresentação do programa do dia da inauguração.
Segundo aquele responsável, a canonização de S. Nuno de Santa Maria «não teve a devida relevância nacional» e que «as honras prestadas pelo Estado nessa altura não corresponderam à grandeza daquela personalidade que era canonizada».
António Pedras admitiu que «também em Barcelos era preciso fazer-se mais» para honrar a memória de tão distinto barcelense, pelo que a Santa Casa da Misericórdia decidiu lançar mãos a uma iniciativa que quis envolver toda a comunidade concelhia.
«Temos connosco as mais representativas instituições de Barcelos», indicou o provedor no encontro com os jornalistas que contou com as presenças de outros responsáveis pela homenagem, como o pároco da cidade, monsenhor Abílio Cardoso, o coronel António Feijó e o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes.
Para António Pedras, a instituição a que preside e que já dobrou os 500 anos de existência, viu nesta iniciativa «uma oportunidade de manifestar a sua gratidão aos condes de Barcelos».
D. Nuno Álvares Pereira foi o 7.º Conde de Barcelos mas não foi contemporâneo da Misericórdia que só viria a ser fundada anos após a sua morte. Todavia, os sucessores no condado de Barcelos foram beneméritos da Misericórdia. «Esta é uma forma de pagar uma dívida que é grande a esses condes», frisou o provedor. Para além de «apontar aos barcelenses o exemplo de santidade e de pátria que o santo Condestável encarnou», a Misericórdia pretende com esta estátua/monumento, «exaltar o culto divino, através da devoção» a S. Nuno de Santa Maria.
A Estátua tem cerca de 2,2 metros de altura e custou à volta de 56 mil euros aos quais se acresce o IVA.
Para pagar a estátua, está em curso uma subscrição pública e a Câmara Municipal de Barcelos, pela voz do seu presidente, prometeu um «esforço por colaborar de forma simpática» com aquela obra que espera poder «trazer retorno» para a cidade e para o concelho.
Para a escolha da estátua foi lançado um concurso público que teve a resposta de 30 propostas. «O júri escolheu por unanimidade esta mas houve outras propostas que mereceram elogios e até houve uma que foi recomendada para que a Câmara se servisse dela como ideia pedagógica para ser aplicada nas escolas do concelho», disse António Pedras.
No ato serão homenageadas também as Forças Armadas Portuguesas.
Diário do Minho de 26 de Outubro, pág. 9

Santa Casa da Misericórdia inaugura estátua no dia 3 de Novembro
 
Barcelos homenageia no próximo dia 3 de Novembro uma das grandes figuras da História de Portugal e da Igreja: S. Nuno de Santa Maria. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, com o apoio da Câmara Municipal, vai erigir uma estátua em honra do Santo, a primeira em território nacional após a canonização, ocorrida em Abril de 2009.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa da homenagem a S. Nuno de Santa Maria, o Provedor da Santa Casa explicou os motivos desta iniciativa: “cultivar a feição e culto por parte dos barcelenses ao homem e ao santo”. António Pedras evocou o papel do Condestável na defesa da pátria, durante a crise dinástica de finais do século XIV e a importância de D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) na fundação da dinastia brigantina – foi 7.º Conde de Barcelos (1385-1401). Acresce a sua vocação religiosa que culminou no recolhimento, nos últimos anos de vida, no Convento do Carmo. Para S. Nuno de Santa Maria, “a pátria compagina com a religião que abraçou”, referiu ainda António Pedras.
Na conferência de imprensa, o Presidente da Câmara manifestou a satisfação pela associação do Município a esta homenagem. Miguel Costa Gomes referiu os apoios prestados a esta iniciativa da Santa Casa – a cedência do espaço e todos os trabalhos necessários à implantação da estátua, bem como o apoio logístico e financeiro.
“Esta é uma obra importante para a Igreja, para a Santa Casa e para o Município”, disse ainda Miguel Costa Gomes.
A estátua será localizada numa envolvente patrimonial nobre da cidade – no jardim junto ao edifício da Câmara Municipal, da Igreja Matriz, do antigo Paço dos Condes e da estátua de uma outra importante figura da Igreja: D. António Barroso.
A concepção da estátua pertence a um grupo de escultores e arquitectos, entre 30 propostas apresentadas a concurso. É feita de bronze e tem cerca de dois metros de altura. O seu custo está estimado em 56 mil euros, acrescido de IVA, e será pago por subscrição pública.
A Santa Casa pretende dar uma importância nacional à homenagem, fazendo justiça a vontades anteriores de levar a cabo uma “condigna comemoração” do Santo. Para isso, elaborou um programa a decorrer nos dias 2 e 3 de Novembro.
No dia 2, às 18h00, realiza-se uma conferência sobre S. Nuno de Santa Maria, proferida por Jaime Nogueira Pinto, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos.
No dia 3, as cerimónias serão presididas pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e contarão com a presença de SS.AA.RR., Os Senhores Duques de Bragança, Dom Duarte e Dona Isabel, do Núncio Apostólico, do Arcebispo Primaz de Braga, de deputados eleitos pelo círculo de Braga, da Câmara Municipal de Barcelos, entre outros.
Haverá uma missa solene na Igreja Matriz de Barcelos, às 11h00. A cerimónia de inauguração da estátua terá lugar às 15h00. Durante esta cerimónia serão prestadas honras militares ao Condestável do Reino, como às Forças Armadas Portuguesas e a todos quantos morreram pela Pátria.
Às 18h00, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, realiza-se um concerto musical pela Banda do Exército, com o Coral da Madalena.
Fonte: bloguedominho

Sem comentários:

Enviar um comentário