♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 25 de setembro de 2012

FALECIMENTO DA PRINCESA RAGNHILD DA NORUEGA

Faleceu em 16 de Setembro de 2012, no Rio de Janeiro, aos 82 anos, a Princesa Ragnhild da Noruega. 

Nascida a 9 de Julho de 1930, no Palácio Real de Oslo, era filha do Rei Olavo V e da Rainha Marta da Noruega, nascida Princesa da Suécia. Em 1953 se casou com Erling Sven Lorentzen, um grande empresário que desde a maioridade esteve ligado as Forças Armadas norueguesas. Ainda na década de 50, a Princesa e seu marido fixaram residência no Brasil, onde o Senhor Erling se destacou como empresário. O casal teve 4 filhos,  Haakon, Ingeborg e Ragnhild.  
 
Com a vida íntima muito discreta, a Princesa vivia no Rio de Janeiro, mas participava de eventos oficiais na Noruega.  A Princesa Ragnhild era bisneta do Rei Eduardo VII do Reino Unido e, consequentemente, prima em segundo grau da Rainha Isabel II. Estava em 75.º lugar na linha de sucessão ao Trono britânico. A tia materna da Princesa era a Rainha Astrid da Bélgica; sendo, portanto, prima em primeiro grau do Rei Balduíno I da Bélgica e do sucessor deste, o Rei Alberto II, além de ter parentescos com todas as outras Casas Reais da Europa.
 
No dia 20 de Setembro foi realizada uma cerimónia em sua memória, na Christ Church, Escola Britânica, do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Um Livro de Condolências estará aberto no Consulado-Geral da Noruega no Rio de Janeiro (Rua Lauro Müller, 116, Sala 2206, Torre Rio Sul, também em Botafogo) no período de 18 a 20 de Setembro de 2012, no horário das 13:00 às 15:00 horas, o mesmo ocorre no portão principal do Palácio Real em Oslo. O funeral da Princesa ocorrerá no Palácio Real de Oslo e o enterro será no dia 28 de Setembro no cemitério da Igreja de Asker.

Sem comentários:

Enviar um comentário