♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 7 de agosto de 2012

BARCA VELHA - "UMA DAS GLÓRIAS DO DOURO É OBRA DE GÉNIO E UMA OBRA DE CULTURA"

Fonte: wook.pt
    Aproveito a ocasião deste último reparo antes de regressar em Setembro para recomendar-lhe para leitura de férias o livro Barca Velha - Histórias de um vinho, publicado em Maio deste ano e editado pela Oficina do Livro.

   Ao assinalar-se em 2012 o 60º aniversário da primeira colheita declarada Barca Velha em 1952, Ana Sofia Fonseca, autora da obra Barca Velha - Histórias de um vinho, conduz o leitor com a sua escrita agradável e fluente, mas simultaneamente intimista, até ao mundo do famoso e lendário vinho Barca Velha criado pela vontade, pela determinação e pelo génio de um homem: Fernando Nicolau de Almeida.

   Com base numa pesquisa jornalística minuciosa realizada em finais de 2003 e 2004 e em 2010 e 2011, e também fruto do precioso contributo de muitos testemunhos, a autora conta-nos as “histórias que fazem a história do Barca Velha”.

   Transportando-nos até ao século XIX, ela relata-nos as origens remotas do Barca Velha na Quinta do Vale Meão, criada pela determinação e tenacidade de D. Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha que arrematou baldios do Monte Meão, no concelho de Foz Côa em 1877 e dez anos mais tarde iniciou o cultivo de vinhas na Quinta do Vale Meão.

   A propósito deste lendário vinho que é declarado em anos realmente excepcionais, razão pela qual nos últimos 60 anos saíram apenas 17 colheitas Barca Velha, Francisco José Viegas refere-se-lhe com respeito e admiração como se pode depreender das suas palavras no prefácio da obra:  “ O Barca Velha faz parte daquilo que o Douro não pode dispensar. Mais do que isso: é uma das glórias do Douro, só possível com essa contribuição de homens como os Nicolau de Almeida, os Soares Franco – a eles devemos a construção de uma mitologia danada, inscrita nas águas do rio dos milagres e nas tentações de quem ama verdadeiramente o seu ofício. (…) O Barca Velha, com o seu rasto de afrontas ao país pequenino e vulgar (ultrapassando-o, humilhando-o, e à sua mediocridade), é obra de génio ( …) Na sua história está a história de uma paixão pelo vinho e de uma obra de cultura (…)    A nossa alma tem uma enorme dívida de gratidão para com os seus criadores”.

   Boa leitura e boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário