♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 22 de junho de 2012

OS TRÊS VINTÉNS

Nos tempos da monarquia, por decreto-real de D. Pedro II, foi colocado em circulação uma moeda que tinha o valor de 60 réis, cunhada em prata, com o peso de 1,83 gramas e era a sucessora do Vintém que tinha o valor de 20 réis, também em prata e foi posto em circulação por alvará régio de D. João IV.
Como se disse os “Três Vinténs”  eram de prata e assim continuou nos reinados  de D. João V, D. José, D. Maria I, assim como nos tempos de D. João, Príncipe Regente, D. João VI, D. Pedro IV e D. Miguel. Em D. Maria II e seus filhos D. Pedro V e D. Luís, não se encontram, até que, no tempo de D. Carlos e D. Manuel desapareceram definitivamente.
Os  que os ajuntadores não sabem, é porque a maioria desta simpática moedazinha, apresenta um furo na extremidade superior do eixo vertical, junto ao bordo. A pequenina moeda, tornou-se tão popular que, as mães parturientes usavam pô-la ao pescoço das filhas, logo que nascidas, suspensas dum fio, como amuleto. Daí a razão do furo.
Quando matrimoniavam, retiravam-na. O rapazes atiradiços, ao abeiraram-se delas, começavam por procurar-lhes no colo, a simpática moeda e, quando não a encontravam proferiam desgostosos “já não tem os três vintém”, ou então “já lhes tiraram os três vinténs”. E, aqui tendes, porque esta moedazinha ao tomar o sentido pejorativo que conheceis, se tornou tão popular.
(Extraído de um texto do numismata Filipe Nortadas Pereira)

Sem comentários:

Enviar um comentário