♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 24 de abril de 2012

VASCO GRAÇA MOURA ESPERANÇADO NA REVISÃO DO ACORDO


Vasco Graça Moura, escritor Fotografia © Nuno Pinto Fernandes - Global Imagens
O escritor Vasco Graça Moura mostrou-se quinta-feira à noite convicto de que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa será revisto, levando à correcção de "muitas asneiras".


O presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), um dos fervorosos críticos da nova grafia, salientou que a última posição do Governo, tomada numa reunião ministerial em Luanda, mostra que há "grandes divergências num conjunto de normas aplicadas à grafia no espaço da língua portuguesa".

"Acho que pode haver um volte-face porque a própria declaração final dos ministros vai nesse sentido, de que é preciso fazer ajustamentos, leia-se revisão", disse o escritor, em Coimbra, à entrada para um encontro da Comunidade de Leitores da Almedina.

Para o antigo eurodeputado, o actual acordo é "um crime que lesa profundamente a língua portuguesa, tal como é falada no espaço português e africano, em todo o espaço onde se fala a língua portuguesa, menos no espaço brasileiro".

O escritor considerou que o novo acordo se deveu a "uma irresponsabilidade de políticos que não percebem nada do que estão a fazer, já desde os anos 80, em especial nos anos 90, e depois de gente que não tem mais nada do que fazer, como os senhores que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".

"Há que esperar por algum bom senso e que de facto seja promovido aquilo que é chamado em língua oficial reajustamentos, porque sendo revisto o acordo significará uma revisão do tratado internacional que o representa e, se for revisto, certamente há muita asneira que será corrigida", sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário