♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O TERCEIRO CARDEAL PORTUGUÊS


A História regista, pela primeira vez, três portugueses, em simultâneo, integrando o Colégio Cardinalício. São eles, D. José Policarpo, D. José Saraiva Martins e, agora, D. Manuel Monteiro de Castro. Estes dois últimos residindo no Vaticano.

É seu múnus -de D. Manuel Monteiro de Castro - tratar dos "casos do foro interno da consciência". Questão não de somenos importância, penso eu.

A Imprensa não deixou o facto passar ao largo e entrevistou-o. Como encararia o novo Cardeal as suas funções?

Como uma honra, antes do resto. Uma honra para Portugal e para si mesmo, humildemente à espera que lhe dessem ordem de retorno à terra, septuagenário que já é. Mas também com a visão dos tempos. De um Passado atroz, do Presente dificultoso e do Futuro feito de esperança.

Disse: "Nós fomos grandes quando a formação religiosa era boa. E tivemos problemas em Portugal quando quiseram acabar com a Religião (...). Os Governos que entraram e procuraram acabar com a Igreja e com a Religião, foram esses que nos deram problemas e foi aí que o País baixou".

Evidentemente, a mensagem tem um sentido histórico. Ultrapassado? Pois está bem. Nenhum espírito avisado assim o crê. A guerra republicano-maçónica dirigida às instituições espirituais - mormente a Igreja Católica - é um facto actual e o recém-Cardeal quis apenas ser diplomata.

Porque o abate de valores morais prossegue. Em nome de uma pretensa liberdade, sem eufemismos traduzida em vacuidade.

publicado por João Afonso Machado em Corta-fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário