♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 25 de setembro de 2011

LUGARES INESQUECÍVEIS DE PORTUGAL

Capa da obra Lugares Inesquecíveis de Portugal, da autoria
de Paulo Alexandre Loução.

Lugares Inesquecíveis de Portugal

«O ser humano tem essencialmente duas formas estruturais de pensamento, o pensamento-racional-por-conceitos e o pensamento-por-imagens. A primeira forma está relacionada com a mente conceptual, analítica, com o que vulgarmente denominamos por razão, e utiliza o neocórtex do cérebro como veículo no corpo físico. A segunda forma está relacionada com o pensamento simbólico, com a imaginação, a analogia e a teoria das correspondências, e utiliza como veículo o sistema límbico do cérebro.
Desde há séculos,, a educação tem primado por desenvolver a mente conceptual, racional, e tem atrofiado a mente intuitiva e simbólica.»
Paulo Alexandre Loução em Lugares Mágicos de Portugal e Espanha.


É numa tentativa clara de procurar reverter a situação descrita no excerto supracitado, retirado da obra Lugares Mágicos de Portugal e Espanha, organizada por Paulo Alexandre Loução, que o também autor procura, à imagem do que fez o célebre Grupo Eranos, encetar um certo reencantamento do mundo, tentando neste caso uma clara convergência com a própria tradição portuguesa. 
Assim, o mais recente livro do autor da tetralogia Portugal Esotérico, intitulado Lugares Inesquecíveis de Portugal, procura traçar um roteiro mítico-simbólico por um Portugal que aguarda a redescoberta pelas suas próprias gentes, levando-as, em cada um dos lugares apresentados, à sua própria auto-descoberta, tanto histórica e cultural, como espiritual.
Editada pela chancela da Eranos, uma jovem editora que se pauta pela divulgação e criação de conteúdos, actividades culturais e turísticas, esta obra será hoje (23.09) apresentada na cidade do Porto, pelas 21:30, nas instalações da Nova Acrópole. A apresentação estará a cargo do escritor e autarca Alberto S. Santos, contando-se também com a presença do autor Paulo Alexandre Loução. A entrada é livre.



Apresentação da obra Lugares Inesquecíveis de Portugal no
programa Cartaz das Artes da TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário