♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

110 ANOS DE CARRO ELÉCTRICO EM LISBOA

Doodle evocativo do 110º aniversário do eléctrico lisboeta.
Foi na madrugada de 31 de Agosto de 1901, há precisamente 110 anos, que entrou em funcionamento a primeira linha de carros eléctricos em Lisboa. Servindo a zona ribeirinha da cidade, esta linha estendia-se entre o Cais do Sodré e Ribamar (Algés). Segundo os relatos da época, a inauguração desta linha de tracção eléctrica atraiu um vasto número de pessoas, curiosas em testemunhar este importante melhoramento da nossa capital e da sua rede de transportes públicos. O sucesso deste empreendimento foi tal, que se acabou por proceder à electrificação total das linhas até meados de 1905, levando ao desaparecimento naquela cidade dos célebres "americanos" de tracção animal. 
 
Aliando a elegância à comodidade oferecida pelo novo serviço aos passageiros, a introdução dos chamados eléctricos constituiu um importante factor de modernidade, moldando a própria imagem e alma da cidade, acabando por transformar-se num autêntico ex-líbris móvel da capital portuguesa, passando os velhos "amarelos" a figurar iconograficamente nos postais e fotografias responsáveis pela propaganda turística da cidade de Lisboa.
 
Atenta a esta efeméride, o motor de busca Google resolveu lembrar esta data, substituindo, durante o dia de hoje, a sua tradicional imagem por um doodle comemorativo do início de actividade deste célebre meio de transporte.

1 comentário:

  1. Este texto continha uma imprecisão histórica que foi agora mesmo corrigida na versão publicada no nosso espaço.

    Grato pela divulgação.

    Um abraço português,
    NCP

    ResponderEliminar