♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PALAVRA DE RAINHA

RAINHA D. AMÉLIA DE REGRESSO A PORTUGAL
(19 de Maio a 30 de Junho de 1945)

«Durante todos estes longos anos, nunca falei.
É verdade que ainda era vivo o rei D. Manuel, meu filho, todo dedicado à causa portuguesa, e que tenho o orgulho de ter educado no culto da sua pátria. E se agora vivo em França, depois de vinte e cinco anos passados em Portugal (…) as minhas afeições, e mesmo a minha tragédia, fizeram de mim portuguesa até à alma.
(…) pedi que fosse desmentido um dos mais crueis boatos sobre a nossa partida de Portugal. Não fugimos para Gibraltar. Assim que embarcámos na Ericeira (…) tinhamos a intenção de nos dirigir para o Norte e desembarcar no Porto, que reclamava o seu rei. (…) quero desmentir aqui solenemente aqueles que ainda ousam dizer que nos dirigimos para o Sul porque, a bordo, havia duas raínhas em lágrimas. É mentira. (…)
Não chorámos, não nos queixámos, não tivemos medo. Chorei, sim, mais tarde, mas de pena e desespero. Nunca os Braganças foram cobardes! (…) mesmo na morte – amámos a pátria distante».

NOTA: «A viagem da Rainha decorreu de 19 de Maio a 30 de Junho de 1945; esteve em Lisboa, Sintra, Fátima, Buçaco(no mês de junho descansa uns dias no Palace Hotel do Bussaco), Mosteiros de Alcobaça e Batalha, parando na Ericeira, o seu porto de exílio, e visitando em Lisboa os seus mortos, no Panteão da Dinastia de Bragança e também os dispensários que Ela própria criara.»

A fotografia publicada de S.M. a Rainha D.Amélia de Portugal, foi tirada na galeria do Palace Hotel do Bussaco.

Fonte: Luís Filipe Afonso, in Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário