♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 6 de julho de 2011

MENSAGEM DE RUI PAIVA MONTEIRO PARA ANTÓNIO JOSÉ SEGURO

Caro António José Seguro

Foi com prazer que o ouvi durante aquelas horas no Centro de Congressos de Aveiro hoje à noite, estou a escrever estas palavras agora e irei escrever para os outros o que senti enquanto as sensações e pensamentos ainda estão frescas.

Quando o meu amigo Álvaro do Bém me apresentou a si como Monárquico disse-me logo que não devo ter gostado de o ouvir dizer que era “Republicano”, eu prefiro republicanos convictos do que artistocretinos como costuma dizer o prof.José Adelino Maltez (monárquicos feudais aqueles que referiu quando falou no pulpito) . Mas acima de tudo prefiro democratas, o que me separa de si é a concepção de Chefe de Estado que para mim a via seria com aconteceu na Espanha, um Rei sem corte mas um verdadeiro juiz. Cavaco Silva torna-me cada vez mais monárquico Liberal como José Estevão, como diz D.Duarte ninguém acredita num árbitro num jogo SLB-FCP se for de um dos clubes.

Já acompanho o seu percurso há muito tempo, disse-lhe que se não fosse o seu combate contra a PGA não me teria filiado no PS. Foram várias as circunstâncias ao mesmo tempo, era o seu combate contra a PGA, era Guterres que para mim foi um dos mais brilhantes parlamentares que o PS teve, era também o ambiente familiar que tinha. O meu pai Joaquim Domingos Monteiro era militante do PS de Aveiro nessa altura e tinha muitos amigos mas em especial reunia-se todos os dias depois do almoço no famoso Café Palácio em Aveiro com os amigos dele, entre eles Carlos Candal, o ex-Presidente da Câmara de Ovar Armando França, vereadores do PS em Aveiro e Filipe Neto Brandão. Agora imagine o que é para mim entre os meus 18 e 21 anos ir com o meu pai e assistir a essas cavaqueiras de autentica conspiração política. Quando fiz 21 anos o meu pai perguntou-me se eu me queria filiar no PS e Filipe Netro Brandão foi o meu padrinho na JS e no PS nesse mesmo dia, a pesar do meu pai ter falecido há 12 anos os amigos dele ainda o recordam como foi o caso de um militante do PS que estava sentado ao meu lado a ouvi-lo e lembrava-se do meu pai. Participei nas campanhas de Alberto Souto e de Alvaro do Bem nas Autárquicas, ganhei calo de campanha política … mas estou a ver que ainda temos de caçar em terreno inimigo para ganhar votos com tantos idosos que acham que vamos roubar vacas. Falou em Carlos Candal com saudade e emoção … era o mesmo do “Protesto Anti Portas” que eu conhecia.

Ser monárquico na minha família não é por ostentação ou por um passado glorioso, de nada nos serve ter esse património, serve sim o exemplo daqueles nossos familiares nos deixaram para nos indicarem o caminho a seguir. Foi assim com o passado anti-fascista do meu avô e o exemplo da Ética e de valores que o meu pai sempre defendeu … detesto aristocratas que dão mau nome ao verdadeiro significado da palavra “Nobre” e amantes do cilício porque sou alérgico a metal.

O meu avô deu o maior exemplo que um “Nobre” pode dar pelo seu Povo, lutar pela Liberdade do mesmo.

Fui entrevistado pela Fernanda Câncio para o casamento dos príncipes ingleses, ela em vez de escrever sobre a teoria política preferiu falar do meu património familiar , foi uma hora e vinte minutos :  


Mas o exemplo do meu avô Manuel Vilela que esteve ao lado de Humberto Delgado em 58 no Porto é muito mais que isso : http://causamonarquica.com/2011/02/04/um-heroi-monarquico-no-seculo-xx-manuel-antonio-vilela/

Como imagina o meu avô era o herói do meu pai, e é o meu herói ideológico.. Talvez por isso e por pertencer ao Instituto da Democracia Portuguesa no dia 19 de Junho de 2010 acharam que no Congresso da Causa Real presidido pelo Paulo Teixeira Pinto de que eu deveria falar sobre a Monarquia e o Futuro, aproveitei a oportunidade. Escrevi um discurso sobre a Esquerda e a Monarquia nos últimos 150 anos, foi revisto por republicanos destacados do PS no Parlamento. Foi … ir para a cova dos Lobos, falar para um Teatro com 300 pessoas hostis ao que eu ia falar, mas não me calei porque acredito firmemente . Não há tempo para coragem quando se tem de fazer o que se acredita.

Ajuda a alguns entender o que é o socialismo, muitos dizem que o são mas nem sabem porquê. Pode ler aqui : http://esquerdamonarquica.wordpress.com/2010/06/19/congresso-da-causa-real-em-viseu-discurso-de-rui-monteiro/

Falando do PS, não imagina quantas vezes nos últimos 6 anos quis entregar o meu cartão de militante … mas havia o José e outros que me diziam “mas tu acreditas nos teus ideais não te vais deixar levar”, e o cartão ia ficando mesmo com as contas em dia. Muito tem de mudar, acho que tudo foi dito por si hoje, eu tenho tentado nos últimos 4 anos retirar os monárquicos de esquerda da segregação política a que durante muito tempo têm estado sujeitos, eles existem e não são poucos … acho que deve saber disso.

As redes sociais ajudam muito neste partilhar de ideias, acho que a nossa estratégia tem de ser ainda mais afinada … como dizia no outro dia ao nosso camarada Sergio Miguel Gonçalves de Oeiras … há muito amadorismo, temos de aprender com a forma como Obama ganhou as eleições.

Peço desculpa por este enorme email, foi um prazer ouvi-lo e conhece-lo.
Boa Sorte, desejo vê-lo finalmente como o Secretário Geral do meu partido.

Um forte abraço de um Camarada
Rui Monteiro
VIVA PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário