♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GOVERNO SAÚDA NOVA CONSTITUIÇÃO DE MARROCOS

O Governo português congratulou-se este domingo com os resultados do referendo em Marrocos, realizado na sexta-feira, considerando que a aprovação da nova Constituição vai permitir “um reforço e aprofundamento da democracia” naquele reino.

“O Governo português considera que a nova Constituição permitirá um reforço e aprofundamento da democracia em Marrocos, traduzindo também um compromisso claro na defesa dos direitos humanos e encoraja todas as forças políticas a trabalhar na sua implementação”, referiu uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, hoje enviada à agência Lusa.

A nova Constituição de Marrocos foi aprovada na sexta-feira com 98,49 por cento de votos. A taxa de participação na consulta pública superou os 72 por cento. “O nível de participação e a forma pacífica e ordeira como decorreu o referendo revelaram um apoio claro do povo marroquino ao processo de reformas proposto por Sua Majestade o Rei Mohammed VI”, realçou a mesma nota do ministério tutelado por Paulo Portas.

A nova Constituição, que irá substituir um documento datado de 1996, aumenta os poderes do primeiro-ministro (que se passa a chamar “chefe de Governo”) e do Parlamento, com o país a assumir, segundo o primeiro artigo do texto, a forma de “monarquia constitucional, democrática, parlamentar e social”, apoiada sobre a “separação, equilíbrio e colaboração dos poderes”.
 
O rei mantém-se como “comandante dos fiéis”, autoridade religiosa suprema, mas perde o cariz “sagrado”, apesar de continuar a ser uma figura “inviolável” e continuar a deter o poder em termos militares e religiosos, presidindo, também, ao conselho de ministros, apesar de poder delegar no primeiro-ministro esta posição.


Publicado por Rui Paiva Monteiro em "Causa Monárquica"

Sem comentários:

Enviar um comentário