♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 19 de abril de 2011

FALECE A PRINCESA DONA TERESA, ÚLTIMA NETA DA PRINCESA ISABEL, A REDENTORA

Faleceu em Estoril, Portugal, na madrugada do dia 18, a Princesa Dona Teresa de Orleans e Bragança, última neta viva da Princesa Dona Isabel, a Redentora.

Nascida em Boulogne-sur-Seine à 18 de junho de 1919, a Princesa Dona Tereza Teodora de Orleans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, era filha de Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, filho da Princesa Isabel que renunciou seu direitos ao Trono do Brasil e, da Condessa tcheca, Dona Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Era irmã da Condessa de Paris; Dona Isabel, da Duquesa de Bragança; Dona Maria Francisca e dos Príncipes Dom Pedro Gastão e Dom João, todos falecidos.

Dona Teresa dedicou parte da sua vida ao trabalho voluntário em postos de atendimento aos necessitados na Europa. Foi também participante ativa da Cruz Vermelha. Com a morte do pai, cuidou de sua mãe até o fim da vida. No dia 7 de outubro de 1957 casou, em Sintra, com o empresário do ramo industrial, Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985), tendo duas filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria.

Com a morte de Dona Teresa, aos 91 anos, acaba-se um ciclo. Dona Teresa representava a ligação física com o Império, remanescente ainda dos tempos de sua avó, Dona Isabel, que assinou a Lei Áurea, e do avô, o Conde d’Eu, herói da Guerra do Paraguai.

A Princesa Dona Teresa no Terreiro do Paço, em Portugal, na Recepção ao Papa Bento XVI, em 2010. Foto exclusiva, de Maria Menezes do Blog Família Real Portuguesa.
 
Neste momento de grande dor, unimo-nos a todos aqueles enlutados, muito especialmente as filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria. A toda Família Imperial, Família de todos os brasileiros, manifestamos nossas condolências.

Do blog, Dona Teresa recebe nossas mais sinceras homenagens.

Que descanse em Paz.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário