♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 26 de abril de 2011

ANTERO DE QUENTAL

Há 169 anos nascia em S. Miguel, Açores, Antero de Quental. O sonetista genial, um filósofo marcante, um espírito de paixões e desilusões. Uma vida inteira de sofrimento que o conduziria à imortalidade entre os nossos maiores. Geralmente – e mal-intencionadamente - interpretado de modo distorcido. Senão porquê, leia-se este excerto de uma sua carta a Lobo de Campos, seu amigo e contemporâneo na Universidade coimbrã:

«Creio que teremos República em Portugal, mais ano, menos ano; mas francamente não a desejo, a não ser de um ponto de vista todo pessoal, como espectáculo e ensino. Então é que havemos de ver o que é atufar-se uma nação em lama e asneira. Falam da Espanha com desdém – e há de quê – mas eles, os briosos portugueses, estão destinados a dar ao mundo um espectáculo republicano ainda mais curioso: se a República espanhola é de doidos, a nossa será de garotos».

Eça de Queiroz, seu admirador incondicional, chamava-lhe Santo Antero. Além de santo, Antero era também, como se vê, profeta.

Fonte: Blogue “Corta-fitas”
Publicado por David Garcia em PDR-Projecto Democracia Real

1 comentário:

  1. E que disse Anthero sobre a Monarchia?
    José Barreto, Lisboa.

    ResponderEliminar