♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UMA MULHER, UM PAÍS, UMA VIDA

A Rainha Dona Amélia, de seu nome completo Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, ou simplesmente Amélia, foi uma Rainha, uma Mulher, uma Mãe à frente do seu tempo. Culta, inteligente, elegante, bela. Apesar de apenas Rainha Consorte, amou verdadeiramente o País que acolheu como seu e para o qual pediu para voltar após a sua morte. Única, dedicou a sua vida, usando o seu papel na sociedade nacional e internacional, a erradicar os males sociais (de Portugal) da época, quantas vezes usando os seus rendimentos pessoais! Dispensários, Sanatórios, lactários populares, cozinhas económicas, Instituto de Socorro a Náufragos são apenas algumas das obras desta Rainha. Para além disso apoiou fortemente as artes e a cultura. Foi, no entanto, caluniada e criticada. Oportunistas sem escrúpulos do final do sec. XIX, inícios do sec. XX mentiram descaradamente a seu respeito, espalhando pela população uma ideia errada sobre a Rainha. Conseguiram, por fim, em 1910, aquilo que pretendiam: expulsar uma das mais extraordinárias rainhas que Portugal já conheceu. Mas antes disso mataram-lhe barbaramente o marido e o filho primogénito.
 
A obra da Rainha Dona Amélia foi extensa e notável não tendo paralelo nem encontrando eco em nenhuma das suas ‘congéneres’ republicanas. Foram-lhe feitas algumas homenagens, é certo, mas perante tão grande vulto da história nacional falta algo fundamental. Perante o sofrimento que causaram a quem sempre amou e lutou por esta terra, para que fossem criadas melhores condições, Portugal deve, sem margem para dúvidas, um pedido de desculpas. Nunca é tarde para reconhecer os erros. Os bons exemplos devem ser lembrados, homenageados e exaltados.
 
Não se trata de ser monárquico ou republicano. Trata-se de reconhecer uma obra e uma dedicação única a este País. Trata-se de reconhecer que, para que uma minoria triunfasse, fizeram sofrer uma inocente que apenas queria bem a Portugal e aos Portugueses.
 
Haja coragem para dizer, com todo o respeito e admiração que Dona Amélia merece:
Perdoe Majestade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário