♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 20 de novembro de 2010

S.A.R. DONA ISABEL DE BRAGANÇA EM ENTREVISTA PARA A REVISTA CARAS NO DIA DA MÃE EM 2008


A Duquesa de Bragança criou com os três filhos laços de amor, carinho e cumplicidade indestrutíveis.

Hoje, Afonso, de 12 anos, Francisca, de 11, e Dinis, de oito, já acompanham a mãe para quase todo o lado e, apesar de serem descendentes da Família Real Portuguesa, pouco têm que os distinga das crianças comuns, se exceptuarmos a formação específica que recebem para se prepararem para as responsabilidades que terão ao longo da vida, ou o facto de serem um dos alvos preferenciais dos fotógrafos quando estão em sítios públicos.

E claro que os três têm consciência do peso de serem filhos do pretendente ao trono português, D. Duarte de Bragança, e tanto Afonso como Francisca já assistiram, por exemplo, ao tradicional Jantar dos Conjurados, ocasião que marca o início da sua participação mais activa nas funções ao serviço da Causa Real.

"A maior parte dos membros das famílias reais são muito tímidos, no fundo, porque são observados desde que nascem. Os nossos filhos vão ter de aprender a lidar com isso, faz parte da vida deles", declarava D. Isabel à CARAS em Novembro de 2006, quando completou 40 anos.

Quanto à timidez, Afonso e Dinis parecem não ser excepcionalmente afectados por ela. Já Francisca dispensaria ter todos os olhos postos em si, tal como a mãe já referiu em anteriores entrevistas: "A Francisca, tal como eu, é muito tímida. O Afonso e o Dinis são bastante sociáveis. O Afonso, que é sempre muito preocupado com os irmãos, é o apaziguador da família. É uma criança muito alegre. Não é tímido. Quando vê que há alguém que não conhece os outros meninos, vai apresentá-los, porque gosta que se ambientem."

Nestas imagens recolhidas na vila de Monsaraz, no Alentejo, a propósito do Dia da Mãe (4 de Maio) , D. Isabel mostrou que gosta de proporcionar aos filhos momentos de descontracção, por isso, nestes dias, mais do que descobrirem factos novos sobre a História de Portugal, Afonso, Francisca e Dinis puderam desfrutar de momentos de cumplicidade com a mãe. "É com muita satisfação que os vejo crescer de uma forma saudável e feliz ."

"Como todas as crianças, têm os seus problemas, mas de uma forma geral são crianças muito sãs e alegres. Os mais velhos estão a começar a entrar na adolescência e a colocar-nos novas questões, próprias da idade, mas nada que não se consiga resolver através do diálogo", dizia a duquesa em Dezembro de 2007.

Uma mãe dos tempos modernos que sabe dosear educação, ternura e divertimento. A duquesa tem como objectivo transmitir aos filhos valores morais e espirituais e incutir-lhes o amor pelo seu país, assim como proporcionar-lhes a formação necessária para estarem à altura de responder adequadamente quando o protocolo exige maior formalidade. Até porque, como costuma frisar, em casa nunca esquecem o forte legado histórico da família:

"Temos obrigação de lhes ensinar que eles têm deveres particulares para com Portugal."

Objectivos que começou a traçar assim que foi mãe pela primeira vez, a 25 de Março de 1996, quando toda a sua vida passou a ser organizada em função da maternidade. Afinal, ser mãe,mesmo para uma duquesa, implica trocar horários e rever prioridades. Com o nascimento de Afonso, príncipe da Beira, revelou-se uma mãe extremosa e o seu dia-a-dia alterou-se de tal forma que, embora não tenha abdicado da profissão de consultora financeira, decidiu passar a trabalhar em casa para estar perto do filho.

"Não há ninguém que possa ocupar o lugar de uma mãe", justificava-nos, em Setembro de 1996, numa entrevista em que revelava estar grávida de Maria Francisca Isabel Micaela Gabriela Rafaela Paula de Herédia de Bragança, de seu nome completo, que nasceria a 3 de Março de 1997. Nesta altura, já mais experiente, D. Isabel abrandou o ritmo e fez alguns ajustes na forma como geria o seu dia-a-dia. E, embora o seu novo papel a levasse a prescindir de algumas coisas, como acompanhar o marido em viagens ao estrangeiro, confessava à CARAS, em Maio de 1999:

"Há coisas que custam sempre um bocadinho, mas o bem-estar deles compensa qualquer sacrifício."

Um mês depois, D. Isabel confirmava estar à espera do terceiro filho: "Por um lado, o Afonso e a Francisca estão cada vez mais independentes, em breve ela irá também para a escola, por isso, já posso pensar em dedicar-me a um bebé. Depois, tudo acaba por ser uma questão de hábito e penso que poderei conciliar as coisas com alguma facilidade." A 25 de Novembro nascia Dinis, que poderá não ser o último filho de D. Isabel e D. Duarte, como nos confidenciava a duquesa em Novembro último: "Gostávamos muito que a nossa família tivesse quatro filhos. Nunca se sabe..." »

Fonte: Monarquia Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário