♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MENSAGEM D'EL REI D. MANUEL II NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA MORTE DO CONDE DE SABUGOSA


“Saudade, Gratidão. São as duas primeiras palavras, que o coração me dita, ao escrever estas linhas sobre aquele grande Português e amigo admirável, que foi António Vasco, Conde de Sabugosa. Saudade, a mais portuguesa de todas as palavras, ...cheia de sentimento, que tanto significa; palavra que para mim representa, - Portugal!

E o pensar no amigo querido, recordo o passado, com ele vivido desde o meu nascimento; as horas alegres, as horas trágicas, os risos da adolescência, as lágrimas da juventude!

Bem-haja, Amigo, que a meu lado, até à morte, mesmo de longe sempre encontrei, firme como um rochedo, modelo de caracteres, exemplo de dedicações.

Se pode haver uma consolação da minha tristeza, é o poder, publicamente, patentear a minha gratidão à memória daquele que DEUS chamou a SI.

Em tudo, foi António Vasco um verdadeiro Português, fidalgo pelo nascimento, fidalgo pelos seus sentimentos. Para falar dele faltam-me «engenho e arte», mas sobejam-me «Saudade e Gratidão».

Com orgulho posso dizer, que poucos, dos vivos, conheceram tão inteiramente o Conde de Sabugosa: longas conversas durante a «rosa divina» tão portuguesa; o nosso desabafo trazia a talho de foice todos os assuntos; uma correspondência seguida, que ligava a nossa amizade, deram-me o privilégio de poder na verdade apreciar, não só o valor, as qualidades excepcionais, mas a «Ideia» do Conde de Sabugosa. Foi bela essa Ideia, sobre a qual tantas vezes me falou e me escreveu: - Mostrar aos novos, o Passado.

Sabugosa dedicou os últimos anos da sua vida, já doente, à ideia do ressurgimento do nome português, e de tal forma o fez, que dele se pode dizer: Bem serviu e bem honrou a sua Pátria.

Desfez lendas peçonhentas, com colaboração de um outro amigo querido e ilustre homem de ciência, António de Lancastre, e, no seu estilo encantador, fez reviver o Passado, para que sirva de exemplo ao Futuro!

Saudade, Gratidão. Ao terminar, o meu coração dita-me as palavras com que iniciei estas linhas. No primeiro aniversário da morte do grande Português, do Amigo, inclino-me prestando homenagem Àquele que morreu como viveu, tendo sempre como lema a tão bela divisa Portuguesa: «Deus, Pátria e Rei»!

1924

Manuel, R.”
(Fonte: "Vencidos da Vida" no Facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário