♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

UM DOS FUNDADORES DO PARTIDO SOCIALISTA, O MONÁRQUICO JOSÉ LUÍS NUNES

Nunes, José Luís do Amaral (1941-2003) – Porto, 1969, CEUD – Nasceu na freguesia do Bonfim, Porto, a 2 de Abril de 1941 e faleceu em 10 de Setembro de 2003. Depois de frequcntar a Universidade de Coimbra, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Em ambas as universidades, foi dirigente de associações de estudantes, designadamente foi secretário-geral da RIA, e colaborou em diversas publicações, como Via Latina e O Tempo e o Modo. Foi membro da comissão política do Partido Socialista e deputado à Assembléia Constituinte e, depois, à Assembleia da República, nas II,III,IV e V Legislaturas.

Começou a sua actividade política bem antes da revolução de Abril de 1974, “onde se destacou no movimento de oposição ao regime fascista”. “Permanecerá na memória da democracia portuguesa, designadamente, o papel activo que desempenhou nos movimentos de contestação estudantis de 1962, em Coimbra, e de 1965, em Lisboa, os esforços que colocou na dinamização da Oposição Democrática, tendo sido candidato pela CEUD às legislativas de 1969″.

O PS recorda também a sua “coragem cívica e pessoal demonstrada na defesa, enquanto advogado, de diversos presos políticos no tristemente célebre Tribunal Plenário, tendo inclusivamente patrocinado, juntamente com Abranches Ferrão e Luís Saias, os familiares do general Humberto Delgado nos processos subsequentes ao seu assassinato pela PIDE”.

“Já depois do advento da democracia, assumiu cargos de enorme relevo, quer na esfera do Estado, quer enquanto dirigente do PS, de que se realçam os de deputado à Assembleia Constituinte, deputado à Assembleia da República, vice-presidente da Assembleia da República e de presidente do grupo parlamentar do PS”.

O Secretariado Nacional do PS aprovou um voto de “profundo pesar pelo falecimento de um dos seus militantes mais ilustres, apresentando sentidas condolências aos seus familiares e amigos”.

(Fonte : Wikipédia, Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário