♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 1 de março de 2010

S.A.R. O SENHOR D. DUARTE NO JANTAR DA CONFRARIA DAS TRIPAS À MODA DO PORTO

O Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, foi o orador convidado em mais um jantar da Confraria das Tripas à Moda do Porto, no passado dia 24 de Fevereiro, no Hotel Porto Palácio. Este jantar constituiu o último da Direcção da Confraria presidida pelo Chefe Hélio Loureiro.
A Real Associação da Beira Litoral esteve bem representada (foto abaixo) e expressa aqui o seu agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Direcção da Confraria das Tripas à Moda do Porto na pessoa do ilustre Chefe Hélio Loureiro e desejamos o maior sucesso para os novos Corpos Sociais. A cerimónia contou ainda com a presença de Fernando Nobre, Presidente da AMI e candidato independente à Presidência da República. Refira-se que em Abril do ano passado, Dom Duarte Pio já tinha sido entronizado membro de Honra da Confraria, numa cerimónia realizada no Palácio da Bolsa, no Porto.

Fundada em 2001, a Confraria das Tripas à Moda do Porto tem como propósitos: Promover o prato "Tripas à Moda do Porto", realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o interesse popular, turístico, cultural e económico; Promover a investigação do património gastronómico da cidade do em especial e do Norte do País em geral, nos seus múltiplos aspectos; Promover mensalmente um jantar de convívio tendo sempre um convidado que falará sobre a cidade do Porto e dos seus múltiplos aspectos e História, mantendo assim o encontro transversal da sociedade tripeira que deseja o melhor para a sua cidade do Porto".


História

O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada únicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato "Tripas à moda do Porto" que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha de tripeiros, como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então.

(Fonte: Wikipedia)

1 comentário:

  1. Visito amiúde o blogue da RABL, que está com imensa qualidade.

    Tomei a liberdade de publicar, com os devidos créditos, este vosso post no netcafé@arquivo.monarquia.moderna:

    http://www.stickypond.com/cafemonarquia/viewtopic.php?t=58&start=105

    Podem ainda recordar a entronização de S.A.R. na Confraria Gastronómica Tripas à Moda do Porto em:

    http://www.stickypond.com/cafemonarquia/viewtopic.php?t=58&postdays=0&postorder=asc&start=63

    Votos de sucesso para o blogue!

    ResponderEliminar