♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 15 de março de 2010

PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE (*) JÁ TEM MONITORES


Um grupo de 17 monitores já concluiu a formação para o “Prémio Infante D. Henrique” e ontem recebeu os respectivos certificados. São documentos que atestam que cada um passa a estar apto para desenvolver acções de formação no âmbito do “Prémio Infante D. Henrique”, um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 25 anos de idade.O programa visa «dar um rumo aos jovens, ajudando-os a descobrirem-se a si próprios e, ao mesmo tempo, a tentarem actividades novas, desde serem úteis à comunidade e desenvolverem-se como bons cidadãos», disse a coordenadora do programa.

(...) O “Prémio Infante D. Henrique” tem três níveis de participação: o bronze, a prata e o ouro. O participante fica sujeito a quatro secções obrigatórias: um serviço à comunidade ao longo do ano, um desporto, um talento e uma aventura, sendo esta realizada dentro de uma equipa.Ao concluir com sucesso a formação, o jovem recebe o prémio que «simboliza ser um cidadão válido nesta nossa comunidade e a certificação das competências que foi adquirindo ao longo da sua vida». A Câmara Municipal do Funchal é parceira neste projecto e ontem o presidente do município, Miguel Albuquerque, explicou as razões pelas quais a autarquia se associou a esta iniciativa. «Em primeiro lugar, porque este é considerado o melhor programa de desenvolvimento dos jovens, ao nível mundial. Em segundo lugar, porque este prémio é liderado e credibilizado por pessoas que merecem a maior confiança», argumentou Miguel Albuquerque, alegando, por outro lado, que na actual conjuntura «é muito importante que os jovens aprendam uma série de valores que muitas vezes não lhes são incutidos na escola, nomeadamente o trabalho de grupo e a interajuda, entre outros. O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou que «rapidamente» serão anunciadas as inscrições para que já no próximo Verão os jovens possam frequentar os cursos. O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa de “The Duke os Edinburgh's Award”, fundando em 1956 na Grã-Bretanha pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Com a fundação do Prémio Infante Dom Henrique, do qual o Duque de Bragança além de membro fundador é Presidente de Honra, Portugal tornou-se o primeiro país europeu de língua não inglesa a adoptar o programa, no qual já participam mais de seis milhões de jovens em aproximadamente 140 países.

(http://www.jornaldamadeira.pt/)

(*) O Prémio Infante D. Henrique é um programa internacional de desenvolvimento pessoal e social, dirigido a todos os jovens dos 14 aos 25 anos de idade, que os encoraja a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos fazendo uma contribuição positiva na sociedade e que os prepara com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades e o mundo.

HISTÓRIA

O Prémio foi fundado em 1956 no Reino Unido, com o titulo "The Duke of Edinburgh's Award", actualmente está espalhado por mais de 140 Países, porque quer a filosofia e o formato das 4 secções provaram ser jovial, atractivo e facilmente adaptável a muitas culturas, línguas e climas.



Muitos Países adoptam os seus próprios títulos, mas a estrutura é a mesma e todos fazem parte da Família Internacional do Prémio.
Em Maio de 1988 representantes dos programas do Prémio no Mundo reuniram-se em Brisbane, na Austrália e fundaram a Associação "The Duke of Edinburgh's Award International Association", para agir como um meio de coordenar e desenvolver o Programa a nível mundial, e para manter os princípios e qualidade do programa do Prémio. Esses princípios e qualidade foram definidos na Declaração, Princípios Fundamentais, Princípios Operacionais e Código de Prática, o qual todos os programas nacionais, locais ou independentes, subscrevem.
O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa de "The Duke of Edinburgh's Award". Em Portugal o Prémio, foi fundado no Porto em 1987, por S.A.R. o Duque de Bragança que para além de membro fundador é Presidente de Honra.
O sucesso do Prémio em Portugal deve-se à possibilidade de reconhecer os jovens por aquilo que já fazem.

Historial Nacional

Prémio fundado no Porto em 1987 por S.A.R. o Duque de Bragança.
Iniciou as actividades em Lisboa nos finais de 1990.
Mudou a Sede Social para Lisboa.
Em 1992 deu-se início à expansão do Prémio a nível nacional.
Em 1997 o Prémio foi aceite como Membro total (Full Member) da Associação Internacional.
O Prémio tem actualmente 26 Núcleos a funcionar de Norte a Sul do País (Autarquias, Universidades, Escola Naval, Fundações, Associações de Estudantes).
O Prémio tem 87 Unidades Operacionais (Escolas e outros).
O Prémio tem cerca de 5.638 Participantes.
O Prémio tem 26 Coordenadores de Núcleo. O Prémio tem cerca de 180 Monitores Voluntários.
O Prémio tem actualmente 10 Avaliadores de Aventura.
Em 2008 o Prémio foi o anfitrião e organizador da 6ª Conferência da Região EMAS (Europa, Mediterrâneo e Países Árabes) do “The Duke of Edinburgh’s Award”.
Em 2008 o Prémio foi o anfitrião e organizador do Projecto Residencial Ouro para Jovens da Região EMAS (Europa, Mediterrâneo e Países Árabes) do “The Duke of Edinburgh’s Award”.
Em finais de 2007/08 o Prémio iniciou um Projecto piloto no Estabelecimento Prisional do Linhó.
Em Outubro de 2008 o Prémio elegeu o primeiro “Youth Rep” no Encontro Internacional de Jovens Ouro – “International Gold Encounter” que se realizou nas Maurícias.
Em Janeiro de 2009 o Prémio seleccionou um Formador para apoiar a expansão do programa em Angola “Mérito Juvenil de Angola”.
Em Fevereiro de 2009 dois jovens participaram na “High Level’s Conference” que se realizou em Windsor.

Historial Internacional

O Programa foi fundado em 1956 em Londres pelo Duque de Edimburgo e um grupo de Educadores.
A Associação Internacional foi constituída em 1988.
Existem 140 Países Membros da Associação Internacional.
Existem mais de 200 Países que funcionam com o Programa (Membros totais, provisórios e Operadores independentes).
Desde 1956, mais de 7 milhões de jovens fizeram o Programa.

(Fonte: Sítio do Prémio Infante Dom Henrique)

Sem comentários:

Enviar um comentário